close

Inscrições para as bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2017

Começam nesta segunda-feira (27) as inscrições para as bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2017. O prazo vai até 5 de abril para os estudantes que não estiverem matriculados na instituição. Já aqueles que estiverem matriculados terão um prazo maior: até o dia 5 de maio.

O ProUni é destinado à concessão de bolsas de estudo integrais e parciais (50%) para estudantes de cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas, com ou sem fins lucrativos. No caso da bolsa integral, a renda familiar mensal per capta do interessado não poderá exceder a um salário mínimo e meio. E não pode ser superior a três salários mínimos para os demais, mediante critérios definidos pelo MEC.

Podem se inscrever os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e que tenham tirado 450 pontos ou mais, sem zerar a redação. A renda familiar mensal per capita deve ser de até um salário mínimo e meio no caso da bolsa integral; e de até três salários mínimos para bolsas parciais (50% da mensalidade).

Professores da rede pública de educação básica, integrantes do quadro permanente da instituição, também poderão se inscrever para cursos de licenciatura, independentemente da renda.

Sobre o programa

Criado em 2004, pelo Governo Federal, o ProUni oferta bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições de ensino particulares a candidatos que estudaram o ensino médio na rede pública ou como bolsistas na particular. O principal critério de participação é o exame nacional do ensino médio.

Na primeira edição deste ano, os estudantes puderam se inscrever entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro. Foram ofertadas 214.110 vagas e a lista de convocados foi publicada no dia 6 de fevereiro.

Tags : ProUni
Redação

Autor (a) Redação

Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.

guest
1 Comentário
mais novo
mais velho mais votados
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários
Angela Fonseca Santos
Angela Fonseca Santos
3 anos atrás

Estou precisando da bolsa para conclui meu curso de direito estou no terceiro semestre e não tenho condição de paga estou desempregada tenho uma filha. Como o governo oferece essa oportunidade espero esta inserida no programa.