close

Inscrições para o Enem 2020 estão abertas até 22 de maio

Começaram nesta segunda-feira, 11 de maio, as inscrições para o maior vestibular do país. O Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, será aplicado em novembro de 2020, e as inscrições estarão abertas até do dia 22 de maio. Vale lembrar que, de acordo com determinação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, devido a pandemia causada pelo Coronavírus em todo o mundo, e principalmente no Brasil, a gratuidade da taxa de inscrição será estendida para todos os participantes que se enquadrarem nos perfis especificados nos editais do Exame, mesmo sem o pedido formal dos inscritos.

Inscrições para o Enem 2020 estão abertas até 22 de maio

Como é feita a inscrição para o Enem 2020

Para se inscrever no Enem, o candidato precisar ter em mãos o CPF e a data de nascimento para dar início ao preenchimento das informações na Página do Participante do Enem. Devido ao grande número de acessos simultâneos, o sistema poderá apresentar lentidão, o que é considerado normal e até esperado, mas, caso tenha essa dificuldade, espere o sistema normalizar para dar início novamente a sua inscrição.

Como é feita a inscrição para o Enem 2020

Passo a passo das inscrições para o Enem 2020

Faltando menos de uma semana para o início das inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, é importante esclarecer algumas dúvidas dos candidatos sobre como será o procedimento e quais fatores devem ser observados por eles. Veja o passo a passo das inscrições para o Enem 2020.

A principal informação para quem vai se inscrever no Enem é ter em mãos o CPF e a data de nascimento, e até aí, tudo tranquilo, não é mesmo?! Pois bem, a seguir você terá acesso ao passo a passo de todas as informações necessárias para finalizar a sua inscrição. Veja:

Após entrar na Página, o candidato deverá preencher o cadastro com os dados pessoais, mas antes deverá escolher a versão do Enem 2020: Impresso ou Digital. A seguir, preencher os dados abaixo:

  • Informar endereço de e-mail único e válido, e número de telefone fixo ou celular válido;
  • Indicar a unidade da Federação e o município onde deseja realizar o exame;
  • Solicitar, se necessário, atendimento especializado, de acordo com as opções descritas;
  • Selecionar a língua estrangeira, inglês ou espanhol, em que realizará a prova de língua estrangeira.

O participante do Enem 2020 deverá criar um cadastro de senha para a Página do Participante, no endereço <sso.acesso.gov.br>, que deverá ser memorizada e/ou anotada em local seguro. Para recuperar a senha, em caso de esquecimento, o candidato deverá acessar o mesmo link e a nova senha será enviada por e-mail. O participante deverá responder um questionário socioeconômico e verificar se a inscrição foi concluída com sucesso.

Passo a passo das inscrições para o Enem 2020

Tire todas as suas dúvidas sobre o Enem Digital 2020

Como novidade para 2020, o Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, lançou o Enem Digital, uma nova versão do Exame, cuja proposta é de substituir o Enem impresso até o ano de 2026. Mas, ainda existem muitas perguntas sobre essa novidade, e aqui no vocênoenem, será possível esclarecer todas as suas dúvidas sobre o Enem Digital 2020.

A princípio, o Enem Digital terá um número limitado de vagas, estando disponíveis 100 mil vagas distribuídas nas 27 unidades da Federação. Sobre a realização do exame, algumas mudanças serão impostas, tais como:

Datas das provas do Enem Digital 2020

O Enem Digital teve a data de realização alterada pelo Inep, após um pedido da justiça. Abaixo, o novo cronograma do Enem Digital 2020:

  • Período de inscrições – De 11 a 22 de maio de 2020;
  • Data da 1ª prova – 22 de novembro de 2020;
  • Data da 2ª prova – 29 de novembro de 2020.

OBS.: O Enem Impresso será aplicado nos dias 01 e 08 de novembro de 2020, porém o período de inscrição é igual para as duas versões.

Tire todas as suas dúvidas sobre o Enem Digital 2020

TCU defende adiamento do Enem 2020 e dá 5 dias para posicionamento do Inep

O Tribunal de Contas do União acatou um pedido de representação dos deputados Túlio Gadelha (PDT-PE) e Idilvan Alencar (PDT-CE), que pedem o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, devido a pandemia causada pelo Coronavírus. O ministro Augusto Nardes, do TCU, deu 5 dias para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais se manifestar sobre o pedido. Segundo Ministro do TCU a crise da Covid-19 coloca em risco os princípios, diretrizes e objetivos do exame.

Já existe na Câmara dos Deputados um pedido de votação de projeto para adiar formalmente o Enem, e segundo informou o deputado professor Israel Batista, em entrevista para o site Congresso em Foco, o projeto conseguiu reunir assinaturas de deputados que vão desde o PT ao PSL. “Não sei por que está tendo essa queda de braço. Nós entendíamos o adiamento como algo natural, não era para ser politizado”, disse.

TCU defende adiamento do Enem 2020 e dá 5 dias para posicionamento do Inep

Adiamento de grandes eventos semelhantes pelo mundo

A discussão de adiamento do Enem já vem perdurando desde o início da pandemia, em meados de abril, mas o Ministério da Educação continua irredutível, e em declaração dada pelo Ministro Abraham Weintraub, informou que “só não terá Enem se cair um meteoro”.

Diversos países do mundo adiaram seus eventos educacionais semelhantes ao Enem, na China, por exemplo, o maior vestibular do mundo foi adiado, além de Estados Unidos e França. Dos 19 países no mundo com vestibulares parecidos com o Enem, apenas 5 decidiram manter os seus calendários, entre eles, o Brasil.

Tags : EnemInscriçãoInscrições EnemPágina do ParticipanteProvas Enem
Redação

Autor (a) Redação

Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.

guest
2 Comentários
mais novo
mais velho mais votados
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários
Letícia
Letícia
4 meses atrás

Não está concluindo a inscrição da minha irmã, ela está tentando a muitos dias já fez reclamação via email, ligação, procurou assistência e não deram uma resposta pra ela, isso é uma falta de respeito com o estudante que quer ingressar na universidade pública, passa o ano todo estudando pra fazer o exame e não consegue concluir sua inscrição! Deem algum esclarecimento e resolvam o problema, pq se remete ao site

Última edição 4 meses atrás por Letícia
Dinei Ferreira Viana
Dinei Ferreira Viana
4 meses atrás

Uma dúvida eu esquecia senha eo email eo número de celular oq eu faço agora eu não quero perder essa prova