As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terão início no dia 29 de janeiro

O edital de abertura do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi lançado pelo Ministério da Educação (MEC). Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano deve ficar atento: as inscrições vão de 29 de janeiro às 23h59 do dia 1º de fevereiro.

O desempenho dos candidatos no Enem deve ser publicado em 19 de janeiro. Os participantes que tirarem mais do que zero na redação podem concorrer a uma vaga no ensino superior público.

Ao todo, 130 instituições ofertaram oportunidades, entre universidades, centros universitários, institutos federais e faculdades. Das 63 universidades federais do País, 61 já aceitam a nota do Enem para ingresso nos cursos.

Nesta etapa, as vagas são destinadas à entrada nos cursos no primeiro semestre de 2018. Em maio, um novo edital deve ser lançado para preencher vagas no segundo semestre letivo.

O Sisu permite que os candidatos indiquem dois cursos, conforme a nota de corte. Enquanto o período de inscrição estiver aberto, os candidatos podem alterar quantas vezes quiserem as opções de acordo com a flutuação das notas de corte.

Resultados e Matrículas

Será realizada apenas uma chamada para matrícula, no dia 2 de fevereiro. Os candidatos selecionados devem efetuar a matrícula na instituição entre os dias 5 e 7. Os que não forem selecionados para a sua primeira opção de curso poderão participar da lista de espera, entre 2 e 16 de fevereiro. Para isso, deverão acessar o seu boletim, na página do Sisu, e manifestar o interesse.

A participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de curso. Havendo vaga disponível, a convocação dos candidatos para realização das matrículas nas chamadas seguintes será feita pela instituição. Assim, é importante que o interessado acompanhe as convocações junto à instituição na qual está participando da lista de espera.

Mais informações no Edital