Categorias: Enem

Inscrições do Enem 2018 – Tire suas Dúvidas

Tire suas dúvidas sobre as inscrições do Enem 2018

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 recebeu 1.389.270 inscrições nas primeiras 24 horas após a abertura do sistema, por volta das 9h da segunda-feira (7). O balanço foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira na manhã desta terça (8). Segundo o ministro da Educação, Rossieli Soares, a previsão é de que, até o dia 18 de maio, quando acaba o prazo das inscrições do Enem 2018, o total de candidatos chegue a 7,5 milhões.

O que é obrigatório informar na inscrição?

O participante deverá informar o número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do documento de identidade. Também é obrigatório informar um endereço de e–mail único e válido e um número de celular válido. O Inep utilizará o e–mail e/ou o número de celular cadastrados para enviar ao participante informações relativas ao Exame. O Inep não se responsabiliza pelo envio de informações a terceiros decorrente de cadastramento indevido de endereço de e–mail e/ou celular pelo participante.

Em que casos a senha cadastrada na inscrição será solicitada?

O número de inscrição gerado e a senha cadastrada deverão ser anotados em local seguro. Eles serão solicitados para o acompanhamento da situação da inscrição na Página do Participante; para a consulta e a impressão do Cartão de Confirmação da Inscrição; para a obtenção dos resultados individuais via internet e para a inscrição em programas de acesso à Educação Superior, programas de bolsa de estudos e de financiamento estudantil, entre outros programas do Ministério da Educação.

Quais cuidados devem ser tomados em relação a senha?

A senha é pessoal, intransferível e de inteira responsabilidade do participante. Caso o participante esqueça a senha cadastrada, terá a opção de recuperá–la pela Página do Participante. A nova senha cadastrada será encaminhada e–mail ou celular (via SMS), informados pelo próprio participante durante a solicitação de isenção ou na inscrição. Na Página do Participante há um passo-a-passo completo para recuperação de senha.

Quais informações serão solicitadas durante a inscrição?

O participante deverá informar:

  • número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • número do documento de identidade;
  • endereço de e–mail único e válido;
  • número de celular válido;
  • informações relacionadas a atendimento especializado, específico e/ou pelo nome social (se necessitar);
  • município onde deseja realizar o Exame;
  • língua (inglês ou espanhol) das questões de língua estrangeira.

É possível alterar dados da inscrição?

Só podem ser feitas alterações nos dados cadastrais, no município de provas e na opção de língua estrangeira. As alterações só podem ser feitas durante o período de inscrição: das 10h (Horário de Brasília – DF) de 7 de maio de 2018 às 23h59 (Horário de Brasília – DF) de 18 de maio de 2018. Os dados da situação do Ensino Médio e os informados no Questionário Socioeconômico não poderão ser alterados.

Qual o valor da taxa de inscrição?

A taxa de inscrição do Enem 2018 é de R$ 82.

Qual a data para pagamento da taxa de inscrição?

A taxa de inscrição deverá ser paga entre 7 e 23 de maio de 2018, respeitados os horários de compensação bancária. Não haverá prorrogação do prazo para pagamento mesmo que o último dia seja um feriado em sua cidade.

Como é feito o pagamento?

O pagamento da taxa de inscrição deverá ser realizado por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) e poderá ser efetuado em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários. A GRU Cobrança é gerada ao final da inscrição.

Como saber se a inscrição foi confirmada?

O participante que teve a solicitação de isenção da taxa de inscrição aprovada só terá a participação no Enem confirmada após a conclusão da inscrição. Caso a solicitação de isenção da taxa de inscrição ou o recurso tenham sido reprovados, o participante deverá realizar sua inscrição e efetuar o pagamento da taxa de inscrição até 23 de maio de 2018. Para o participante não isento, a inscrição será confirmada após o processamento do pagamento. Não será confirmada a inscrição cujo pagamento não tenha sido efetuado até 23 de maio de 2018. É responsabilidade exclusiva do participante acompanhar a situação de sua inscrição e a divulgação do seu local de prova no endereço http://enem.inep.gov.br/participante.

Quando será disponibilizado o Cartão de Confirmação da Inscrição?

O Cartão será disponibilizado no segundo semestre, no endereço http://enem.inep.gov.br/participante. O Cartão informará o número de inscrição; a data, hora e local de aplicação das provas; a indicação do(s) atendimento(s) aprovados, caso tenham sido solicitados; e a opção de língua estrangeira selecionada. É recomendado que o participante leve o Cartão de Confirmação da Inscrição nos dois dias de aplicação.

Redação

Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.

Deixe um comentário
Compartilhar
Publicado por

Posts Recentes

Questões do Enem de 2009 a 2019

Os alunos que vão prestar o Enem contam com mais uma ferramenta pública para auxiliar… Leia mais

3 semanas atrás

Prazo para envio de foto do Enem foi prorrogado

Após diversas reclamações de problemas para carregar a foto no site do Exame Nacional do… Leia mais

1 mês atrás

Mais de 500 mil inscritos no Enem 2020 são treineiros

Dos mais de 5,7 milhões de inscritos para o Enem, mais de 500 mil são… Leia mais

3 meses atrás

Enem será aplicado em janeiro de 2021

O Exame Nacional do Ensino Médio edição 2020 já tem data marcada para acontecer! A… Leia mais

5 meses atrás

Já escolheu as datas do Enem 2020?

Após o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio 2020, o Enem, o Inep lançou… Leia mais

2 semanas atrás

Enquete Enem 2020: Novas Datas do Enem 2020

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, já têm disponível as datas… Leia mais

2 semanas atrás