Inscrição no Enem 2015

Quando começam as inscrições do Enem 2015?

No ano passado o número de inscritos superou os nove milhões e este ano provavelmente não será diferente, com certeza haverá outro recorde de inscrições. Ainda não existe uma data oficial para inicio das inscrições do Enem 2015, mas baseado nos anos anteriores provavelmente iniciarão no fim do primeiro semestre, ou seja, entre os meses de maio e junho. As inscrições começam geralmente nesses meses citados e a prova ocorre sempre no mês de outubro.

É importante que o aluno já esteja preparado, sabendo quais são os documentos necessários para o seu cadastro, antes mesmo do lançamento do edital oficial. Confira a seguir 10 dicas que você precisa saber para fazer a sua inscrição no Enem 2015:

1- Entre no site oficial

Para começar a sua inscrição, você deve entrar no site oficial do Inep, na página do Enem. Em seguida, você deve clicar no link “inscrição”.

2- Preencha seus dados pessoais

Ao entrar na página de informações pessoais, preencha o número do seu CPF e a sua data de nascimento. Em seguida, digite o código de segurança que aparece na página e confirme. Depois, preencha os seus dados básicos: nome completo, nome da mãe, identidade, nacionalidade, telefone, e-mail. Lembre-se de estar com esses documentos em mãos.

3- Confirme os seus dados

Não se esqueça de confirmar todas as suas informações pessoais antes de concluir a inscrição. Verifique se não há nenhum dado incorreto, pois isso pode prejudicá-lo no processo de candidatura.

4- Escolha um idioma estrangeiro

O site lhe fornecerá duas opções de idioma para a prova na língua estrangeira: inglês ou espanhol. Escolha uma delas, de preferência aquela na qual você tiver mais facilidade.

5- Confirme o seu local de prova

Confirme no site a cidade e o estado onde você realizará a prova.

6- Guarde a sua senha pessoal de acesso

O site irá gerar uma senha de acesso aos dados do exame. Certifique-se de anotá-la em algum lugar de fácil visualização, afinal, você irá precisar usá-la futuramente.

7- Confirme a sua situação acadêmica

Informe na página se você está concluindo o ensino médio em 2015, se já concluiu anteriormente, ou se ainda é treineiro.

8- Preencha o questionário socieconômico

Lembre-se de preencher com atenção o questionário com os seus dados socioeconômicos: renda familiar, escolaridade, moradia, entre outros. Confira se todos estão corretos, e em seguida, finalize o preenchimento.

9- Anote o seu número de inscrição

Logo após terminar de preencher o questionário, o sistema vai gerar o seu número de inscriçãona prova. Não esqueça de anotá-lo. Após finalizar todo o processo e confirmar os dados gerais, o site irá gerar um boleto de pagamento, com a taxa de inscrição, que no ano passado foi de 35 reais. Caso você esteja incluído em alguma de isenção da taxa, clique no link para declarar carência antes de finalizar.

10- Aguarde o recebimento do cartão

O cartão de confirmação de inscrição estará disponível para impressão na página do participante.

No cartão de confirmação, estão contidas as seguintes informações:
– número de inscrição;
– data; hora; local de realização das provas;
– indicação do(s) atendimento(s) especializado(s) e/ou do(s) atendimento(s) específico(s), se for o caso;
– opção de língua estrangeira; e
– solicitação de certificação, se for o caso.

Para obter o cartão, o participante deve acessar o endereço eletrônico enem.inep.gov.br/participante. É preciso informar CPF e senha.

 

 

Deixe seu Comentário

Seja o primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz

© 2017 vocênoenem Todos os direitos reservados.

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account