Categorias: Provas e Gabaritos

Inep confirma vazamento de prova do Enem 2019

Foi confirmado pelo Ministro da Educação o vazamento de prova do Enem 2019

E neste primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio uma suposta foto divulgada gerou vários comentários em sites de notícias e redes sociais. Em comunicado posterior, o Inep, confirmou que trata-se de vazamento da prova do Enem aplicada nesta tarde, 03 de novembro.

Em comunicado, o Inep declarou: “O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que é real a imagem da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 que circula nas redes sociais. É importante esclarecer que a divulgação, que ocorreu após o início da aplicação, não prejudicou o andamento do exame. Todos os participantes já tinham passado pelos procedimentos de segurança e estavam nos locais de prova.”

O próprio Ministro da Educação, Abraham Weitraub, em entrevista logo após o vazamento, informou que apesar de tratar-se na foto da prova do Enem, em nada iria interferir no andamento do exame, uma vez que, foi divulgada após o início do exame. “A foto da prova é verdadeira, porém, foi tirada e postada após o início do exame e da realização dos procedimentos de segurança. Tudo dentro da normalidade” Disse o Ministro.

Suspeito seria um aplicador de provas

O Ministro Weitraub, em entrevista entrevista após o encerramento da prova do Enem, informou que a suspeita é de que seja um aplicador de provas o responsável pela divulgação da foto. “A gente supõe que essa pessoa pegou a prova de ausentes e tirou foto da página da redação. Eu mesmo já tinha divulgado o tema, quando ele divulgou essas fotos, e agora ele vai ter que responder na Justiça. Vamos pegar essa pessoa e vamos atrás dela”, declarou o ministro.

Fiscalização mais rígida nesta não de 2019

Nas edições anteriores do Enem já era mencionado a proibição do celular durante a prova, mas somente a partir de 2019 consta de fato no edital que qualquer barulho vindo de um aparelho celular durante a prova, mesmo dentro do porta-objetos embaixo da mesa, causaria a eliminação do candidato. O aparelho deve ser desligado durante todo o período em que o candidato estiver dentro das dependências do local de provas.

Deixe um comentário
Compartilhar

Posts Recentes

Abstenção recorde marca primeiro dia do Enem 2020

O primeiro dia do Enem 2020 foi marcado pelo recorde de abstenções já registrado no… Leia mais

1 dia atrás

Reaplicação do Enem para infectados pela Covid-19

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, informou através de nota… Leia mais

5 dias atrás

Cronograma do ProUni 2021

As bolsas são de 50% ou 100% para candidatos com renda familiar de até 3… Leia mais

1 semana atrás

ProUni 2021: Inscrições começam nesta terça-feira

O ProUni terá as inscrições abertas entre os dias 12 e 15 de janeiro de… Leia mais

1 semana atrás

Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2020

O Inep liberou na última terça, 05, o Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem… Leia mais

2 semanas atrás

Cartão de Confirmação do Enem 2020 será Liberado pelo Inep

O ano novo mal começou e já temos compromissos com as conquistas programadas para ele,… Leia mais

2 semanas atrás