Inep alerta para golpes utilizando o nome da autarquia.

Com a proximidade da realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), O Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, alerta os candidatos sobre tentativa de golpe utilizando o nome da autarquia. As provas do Enem serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro em todo o país.

O Inep é um órgão ligado ao Ministério da Educação responsável pela elaboração e aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio, assim como de outros eventos educacionais, como o Encceja.

Como funciona a tentativa de golpe

Os golpistas entram em contato com o candidato como se fossem do Inep oferecendo cursos de pós-graduação e profissionalizantes nas áreas de tecnologia da informação, informática e administração. Ocorre que, para participar, o candidato deverá realizar um pagamento. O Inep declarou que não faz contato direto com o cidadão por meio de ligação telefônica ou e-mail para oferecer cursos se nem solicitar dados pessoais dos usuários.

O Inep orienta que, por se tratar de tentativa fraudulenta, o fato deve ser denunciado as autoridades locais e comunicadas ao Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) da região.

Aplicação das provas do Enem 2021

As provas do Enem 2021 serão aplicadas em todo o Brasil nos dias 21 e 28 de novembro. Os locais de provas já estão liberados através do Cartão de Confirmação do Enem. Para acessar, o participante deve entrar na Página do Participante, utilizando o CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição.