IES terão mais autonomia sobre as notas do Enem

IES terão mais liberdade e autonomia na utilização das notas do Enem em 2017

A partir de 2017, as instituições participantes do IES, que são as instituições de educação superior, públicas e privadas, terão maior liberdade na utilização das notas do Enem. Através do Sisu, elas poderão classificar as notas por peso e mínimas na hora da seleção dos candidatos nas suas vagas.

Isso afetará na hora dos critérios de notas para cada curso ou turno escolhido pelo estudante, podendo variar de acordo com a instituição. Desta forma o candidato deverá mais ficar atento ao corte das universidades para que se inscrevam em cursos, turnos e instituições que tenham maiores chances de serem selecionados.

Isso também será benéfico para o candidato que não teve uma nota tão favorável em determinada matéria, mas na média terá a possibilidade da conquista da vaga.

Outra mudança significativa é a diferença entre ser matriculado em uma instituição e ter o registro em outra para seleção. Antes isso era permitido, mas com essa nova portaria isso será vedado.

Como se inscrever no ProUni

O ProUni, O Programa Universidade para Todos, é um programa criado pelo Governo Federal em 2004, que proporciona bolsas parciais ou integrais para estudantes ingressarem no ensino superior privado. Até o ano de 2016 mais de 1,9 milhões de pessoas já tinham sido beneficiadas pelo programa.

Para se inscrever no ProUni, o estudante tem que ter realizado a prova do Enem e serão selecionados com base nas notas obtidas.

Além disso, segue alguns critérios para a inscrição:

  • Cursado o ensino médio em escola de rede pública;
  • Se realizado em rede privada, deverá ser no efetivo de bolsista integral;
  • Bolsista integral, mas ter concluído o estudo na pública;
  • Ser portador de deficiência;
  • Professor de rede pública no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoa permanente da instituição pública.
  • Para bolsas parciais possuir renda de até 3 salários mínimo;
  • Para bolsas integrais possuir renda bruta de até um salário mínimo e meio.

Se você deseja realizar a sua inscrição, fique atento aos prazos e também a liberação. Até lá, boa sorte e bons estudos!

Gostou? Então compartilhe na sua rede social!

Márcia Rabelo

 

Deixe seu Comentário

Seja o primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz

© 2017 vocênoenem Todos os direitos reservados.

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account