Os portões dos locais de provas do Enem 2016 serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília

Como no ano passado, o início das provas do Enem 2016 será às 13h30. No dia 5 de novembro, sábado, o candidato terá quatro horas e meia para fazer as provas de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia).

No dia 6, domingo, serão cinco horas e meia para as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira: Inglês ou Espanhol, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação), Redação e Matemática.

Segundo o edital, em todos os estados os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o horário de Brasília. Após o fechamento, fica proibida a entrada de estudantes que chegarem atrasados. O início das provas será às 13h30, no horário da capital federal.

Horários de abertura e fechamento dos portões do Enem (2016)

Portões abrem às 12h e fecham às 13h (horário oficial de Brasília) – Início das provas às 13h30:
Distrito Federal – Espírito Santo – Goiás – Minas Gerais – Paraná – Rio de Janeiro – Rio Grande do Sul – Santa Catarina – São Paulo

Nos estados abaixo, atenção na abertura e fechamentos dos portões. Eles abrem às 11h e fecham às 12h (horário local) – Início das provas às 12h30:
Alagoas – Amapá – Bahia – Ceará – Maranhão – Mato Grosso – Mato Grosso do Sul – Pará – Paraíba – Pernambuco – Piauí – Rio Grande do Norte – Sergipe – Tocantins

Portões abrem às 10h e fecham às 11h (horário local) – Início das provas às 11h30:
Amazonas – Rondônia – Roraima

Portões abrem às 9h e fecham às 10h (horário local) – Início das provas às 10h30:
Acre

Observação:

Os participantes Sabatistas devem comparecer aos locais das provas no mesmo horário dos demais e aguardarem o início das provas que será às 19h (horário local).

O horário local está relacionado com o fuso horário de Brasília.  Se os portões da sua cidade abrem às 9h,  na capital do país  já são 12h.

Para que serve o Enem?

A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). A participação na prova também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Além disso, estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

Deixe seu Comentário