Governo Federal prevê destinar verba do Fies para Novo Plano de Segurança

Com a criação do FNPS, Fundo Nacional de Segurança Pública, o Governo Federal estuda como angariar fundos para financiar o novo projeto, e prevê retirada de verba do Fies para Plano de Segurança. Segundo a previsão, o Fies, Financiamento Estudantil, terá uma redução de mais de 1 bi, ou seja, quase 6% do que é destinado do Tesouro para o programa que financia cursos de nível superior em faculdades particulares.

Esse valor será retirado de recursos das loterias federais, e segundo o Jornal Folha de São Paulo, o decreto assinado na semana passada pelo Presidente Michel Temer, terá ainda que passar por votação na Câmara dos Deputados e Senado. Além do Fies, serão afetados também a Cruz Vermelha, a Apae, e as Santas Casas.

Como fica o novo teto de financiamento do Fies?

No inicio do mês, foi divulgado pelo Governo Federal o aumento do teto para financiamento do Fies, mas como ficará com as mudanças em valores destinados ao Fies?

O teto será mantido de acordo com a divulgação, ou seja, cursos com mensalidades de até 7 mil. Porém, com a redução de mais de 1 bi no programa, isso afetará diretamente o número de vagas futuras, que será menor.

Criado em 1999 pelo Governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso, o Fies sofre alterações constantemente, seja com número de vagas disponíveis para o financiamento, juros ou prazos.

Apesar da redução, o Fies continua sendo um caminho para quem deseja ingressar em uma faculdade, mas que não dispõe de imediato de recursos financeiros para assumir o compromisso. Com o Fies, o estudante tem taxa diferenciada, prazo longo e valores de parcelas mais em conta.

Vagas remanescentes para o Fies primeiro semestre 2018

Quem deseja fazer a solicitação, ainda constam vagas remanescente para o primeiro semestre de 2018. Para participar, o candidato precisa:

  • ter participado do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a zero;
  • possuir renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos.

O prazo de inscrição para essas vagas vai até 26 de junho de 2018 e para se inscrever basta acessar o link da Página do Fies Seleção.