Encceja 2021

Gabaritos Encceja 2018 saem até 17 de agosto

Gabaritos Encceja 2018 saem até 17 de agosto

As provas da edição de 2018 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) terminaram às 20h30 (horário de Brasília) deste domingo, 5 de agosto, em todas as Unidades da Federação. No turno vespertino, que começou às 15h30, os participantes responderam questões de História e Geografia, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física, para o Ensino Fundamental; e de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, para o Ensino Médio. Durante a tarde os participantes também fizeram as redações com os temas: "Possibilidades de uma alimentação segura para a população brasileira”, no Fundamental, e “Os riscos do trabalho noturno para a saúde do trabalhador", no Médio. Pela manhã, das 9h às 13h, as provas foram de Ciências Naturais e Matemática, para o Ensino Fundamental; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, para o Ensino Médio.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará nesta segunda-feira, 6, em seu portal, um balanço da edição com o percentual de presentes e abstenções. O participante que não compareceu para a prova de todas as áreas do conhecimento nas quais se inscreveu e desejar fazer o Encceja 2019 deverá justificar sua ausência na inscrição do próximo ano. Para isso deverá anexar atestado médico, documento judicial, certidão pública ou boletim de ocorrência que comprove e justifique a ausência na aplicação deste domingo. Não será aceita declaração emitida pelo próprio participante, pais ou responsáveis. Caso o participante não justifique a ausência, deverá ressarcir ao Inep o custo do Exame, que será divulgado em 2019, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). O Encceja é um Exame gratuito, integralmente custeado pelo Governo Federal. A medida, inédita, visa conter o desperdício do dinheiro público.

Gabarito e resultados – Até 17 de agosto o Inep divulgará o gabarito das provas do Encceja, também em seu portal. O resultado individual será divulgado a partir de outubro, na Página do Participante. Para obter o certificado é preciso atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame. No caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física, no Ensino Fundamental, e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, no Ensino Médio, o participante deve ainda ter nota igual ou superior a cinco pontos na Redação.

Após a divulgação dos resultados, o participante que obtiver a nota mínima em alguma das áreas de conhecimento deverá procurar a Secretaria de Educação ou o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia indicado na inscrição para solicitar sua declaração parcial de proficiência ou certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio, caso comprove proficiência nas quatro áreas. O Encceja possibilita a emissão desses dois tipos de documentos certificadores.

Edição 2018 – A aplicação das provas terminou sem maiores ocorrências. Para atender a uma determinação judicial, o Inep teve que incluir um participante na véspera do Exame. Dessa forma, o Encceja 2018 passou a ter 1.695.608 participantes inscritos, sendo 356.326 com o objetivo de conquistar o certificado do Ensino Fundamental; e 1.339.282 em busca do certificado do Ensino Médio.

Reforçando sua Política de Acessibilidade, o Inep aplicou o Encceja dentro do Pronto Socorro Infantil da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, na capital paulista para o participante Lucas Gabriel Barbosa dos Santos que está hospitalizado desde que nasceu, há 19 anos. Ele é portador da Doença de Pompe, um distúrbio neuromuscular hereditário e raro que causa fraqueza muscular progressiva e pode acometer pessoas de todas as idades.  A aplicação em classe hospitalar não está prevista no edital do Encceja e foi uma decisão da Comissão de Demandas da Autarquia, que avalia casos de participantes que precisam de algum recurso diferenciado para que lhes seja garantido o direito à educação. Houve também aplicação domiciliar, no município de Governador Valadares (MG).

Redação

Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.

Deixe um comentário
Compartilhar
Publicado por

Posts Recentes

Último dia para pagar o boleto do Enem 2021

Termina nesta segunda, 19, o prazo para os candidatos que não são isentos da taxa… Leia mais

2 semanas atrás

Inscrições para o Enem 2021 terminam amanhã

O Enem possibilita que milhares de pessoas ingressem no ensino superior em instituições públicas e… Leia mais

3 semanas atrás

Inep divulga editais do Sisu, ProUni e Fies 2021

O Inep divulgou nesta segunda, 28, os editais do Sisu, ProUni e Fies 2021 para… Leia mais

1 mês atrás

Inscrições para o Enem 2021 começam nesta semana

Falta pouco para o início das inscrições para o Enem 2021. De acordo com o… Leia mais

1 mês atrás

Inscrições para o Enem começam em 30 de junho

O Enem 2021 já tem data marcada para acontecer, assim como para se inscrever. Os… Leia mais

1 mês atrás

Ministro confirma Enem 2021 para novembro

O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, confirmou nesta segunda, 31, a aplicação do Enem 2021… Leia mais

2 meses atrás