Gabarito oficial do Enem 2017 será divulgado na quinta-feira

De acordo com o Inep, o gabarito oficial do Enem será divulgado na próxima quinta-feira, dia 16 de novembro

O gabarito oficial do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será divulgado na próxima quinta-feira (16) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A correção das provas é feita usando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item.

Dessa forma, um item em que grande número dos candidatos acertarem será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. Já o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.

Por isso, não é possível calcular a nota final apenas contabilizando o número de erros e acertos em cada uma das provas. Dois candidatos que acertarem o mesmo número de questões podem ter pontuações diferentes.  O estudante só tem como saber a nota final no Enem quando o resultado sair.

A correção é feita por meio de um sistema de reconhecimento no qual a Fundação Getulio Vargas e a Cesgranrio extraem os dados com as respostas das questões objetivas de cada participante, durante a etapa de digitalização. Por isso, é imprescindível que o preenchimento do cartão-resposta tenha sido realizado com caneta esferográfica de tinta preta.

O Boletim de Desempenho deverá ser disponibilizado aos participantes em 19 de janeiro de 2018.

Entenda como acessar os resultados do Enem 2017

O gabarito oficial do Enem 2017 será liberado em 16 de novembro, ou seja, três dias após a realização da última prova, porém os resultados só serão liberados em janeiro de 2018. Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na Página da Participante e no aplicativo Enem 2017.  Para acessar o resultado o participante deve acessar a Página do Participante ou no aplicativo Enem 2017.

Fiquem atentos a detalhes muito importantes, se o candidato deixar de transcrever a frase constante da capa do Caderno de Questões não terá mais a sua prova anulada e ela será corrigida, segundo informação divulgada pelo Inep neta quinta, 09. Mas é importante ficar atento para não esquecer de transcrever a redação para a Folha de Redação e as respostas efetivamente marcadas no Cartão-Resposta, com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente ou realizar emendas/rasuras nesses formulários.

Os rascunhos e as marcações assinaladas nos Cadernos de Questões não serão considerados para fins de correção.

Atenção para as datas de divulgação do Enem 2017:

  • Liberação do Gabarito do Enem – 16 de novembro
  • Divulgação do Resultado do Enem – janeiro de 2018
  • Resultados Treineiros – média de 60 dias após a divulgação do Resultado do Enem
  • Espelhos da Redação – média de 90 dias após a liberação do resultado do Enem

Além dessa previsão de divulgações, você poderá ficar ligado aqui no vocênoenem, e com certeza terá as informações em primeira mão. É importante ficar atento as datas para não perder nenhuma oportunidade de se candidatar a uma vaga no ensino superior, seja pelo Sisu ou ProUni.

 

Deixe seu Comentário

1 Comentário em "Gabarito oficial do Enem 2017 será divulgado na quinta-feira"

avatar
Ordenar por:   mais novo | mais velho | mais votados
Alef
Visitante

eu não consegui fazer a prova
Tentei de tudo más não consegui chegar a tempo
Gostaria muito de fazer a prova, ainda tenho essa oportunidade ?

wpDiscuz

© 2017 vocênoenem Todos os direitos reservados.

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account