close

A onda #FAKE NEWS chegou ao Enem com foto de prova de matemática

Faltando menos de 3 dias para a aplicação da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, circula nas redes sociais uma foto identificada como sendo de “Matemática e suas tecnologias”, porém é FAKE.  Na foto é possível ver que trata-se da questão 136 da prova de “Matemática e suas tecnologias”, porém com a identificação do caderno azul e a pergunta de número 137 ser idêntica, nota-se que a imagem é da prova de 2017.

Em nota, O Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que é a autarquia do governo federal responsável pelo Enem, esclarece que trata-se de uma notícia falsa: “É falsa a imagem que circula pelas redes sociais da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. O Inep repudia a disseminação de informações falsas e tentativas de tumultuar o cronograma do Enem justamente nos dias que antecedem a realização do exame. É importante lembrar ainda que as fontes oficiais para esclarecimentos são os portais e redes sociais do Ministério da Educação (MEC) e do Inep”, informou.

Não é a primeira vez

A onda das FAKE NEWS já vem há algum tempo tentando confundir, tumultuar ou até mesmo atrapalhar a divulgação de notícias e fatos, principalmente relacionados a algo que pode causar uma boa repercussão, como é o caso da prova do Enem, estando na última semana antes da sua aplicação.

Em anos anteriores, o Exame Nacional do Ensino também foi vítima de boatos e FAKE NEWS, e em 2015 teve uma suposta foto das provas do 1º dia (Rosa) e do 2º dia (azul) divulgada, o que foi posteriormente confirmado pelo Inep que se tratava de FAKE NEWS. Por isso é importante checar bem as notícias que recebemos, principalmente oriundas de redes sociais, para identificar se realmente trata-se de uma informação procedente.

O Enem será aplicado em 1.727 cidades de todo o país, nos próximos dois domingos, dias 03 e 10 de novembro. O candidato deve estar munido de documento de identificação original e com foto, além da CANETA PRETA para fazer a prova.

FIQUE LIGADO: Quem reside nas regiões que possuem fusos horários devem redobrar a atenção em relação aos horários do Enem. O horário a ser considerado deve ser o Oficial de Brasília.

Quem mora em Estado do Amazonas, ao sudoeste; aos arredores de Tabatinga, e no Estado do Acre, os horários de abertura e fechamento dos portões serão às 10h às 11h (2h a menos que Brasília). Quem mora nas regiões da Amazônia Ocidental – Amazonas (exceto ao sudoeste), Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, os horários de abertura e fechamento dos portões serão às 11h às 12h (1h a menos que Brasília). E para quem vai fazer as provas nas regiões de Trindade e Martin Vaz (Espírito Santo), Fernando de Noronha, São Pedro e São Paulo (Pernambuco), Atol das Rocas (Rio Grande do Norte) os horários de abertura e fechamento dos portões serão às 13h às 14h (1h a mais que Brasília).

Tags : EnemProvasProvas Enem
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

0 0 voto
Avaliação
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários