close

Veja a lista de filmes e séries para quem vai fazer o Enem 2019 assistir antes das provas

Já pensou em unir os estudos para o Enem 2019 e momentos de lazer assistindo a filmes, e isso ainda ajudar na preparação para as aprovas do Exame Nacional do Ensino Médio? Pois isso é possível, veja a lista de filmes e séries para quem vai fazer o Enem 2019 assistir antes das provas.

É claro que, como em qualquer preparação, aquela tentação de sair do foco e acompanhar a nossa serie favorita não pode ser maior que o objetivo final, que é aprender sobre a história assistindo a filmes legais.

Lista filmes e séries que poderão auxiliá-los na hora das provas do Enem 2019

  • O Menino do Pijama Listrado – 12 de setembro de 2008: O filme se passa na Segunda Guerra Mundial, e mostra um menino solitário, filho de um tenente das SS que vai morar próxima ao Campo de Concentração onde seu pai trabalha. Em uma das suas caminhadas em busca de alguma diversão, o menino acaba conhecendo um jovem judeu com quem faz amizade. Ocorre que, esse menino judeu se encontra do outro lado do muro de arame farado, no campo de concentração. O filme fala sobre à crueldade do regime e também o momento histórico vivido por aquelas pessoas.
  • Olga20 de agosto de 2004: O filme conta a história de uma integrante do Partido Comunista, a militante alemã judia Olga Benário, que foi incumbida de proteger o líder comunista brasileiro Luís Carlos Prestes, por quem vem a se apaixonar e de quem fica grávida. Ocorrido durante o Governo de Getúlio Vargas, o embate entre o governo e os comunistas coincidiu com o avanço da 2ª Guerra Mundial. Capturada pelo governo brasileiro, Olga é deportada para a Alemanha Nazista de Hitler.
  • 13ª Emenda – Documentário – 7 de outubro de 2016: O Documentário fala sobre o sistema carcerário e étnico nos Estados Unidos, em referência à décima terceira alteração na Constituição daquele país, que segundo o filme, relata a alternativa feita pelo país com o encarceramento em massa para substituir o trabalho braçal perdido com o fim da escravidão.
  • O Último Rei da Escócia – 2 de fevereiro de 2007: O filme relata a história de um dos maiores ditadores que mundo já conheceu, o cruel Idi Amin. O Ditador de Uganda governou o país entre 1971 e 1979. No filme, o médico  escocês recém formado Nicholas Carrigan, aceita a ida para o país da África, com intuito de fazer um papel social daquele país. Conquistando posteriormente a confiança do ditador, o médico sobe rapidamente de cargos dentro daquele governo, mas as coisas começam a sair de controle.
  • Dunkirk – 27 de julho de 2017: O filme se passa durante a 2ª Guerra Mundial, recriando a Operação Dínamo, mais conhecida como a Evacuação de Dunquerque, soldados aliados da Bélgica, do Império Britânico e da França são rodeados pelo exército alemão e devem ser resgatados durante uma feroz batalha no início da Segunda Guerra Mundial. Tudo isso rumo a França para o combate as forças nazistas.
  • Tempos Modernos – 5 de fevereiro de 1936: Esse talvez seja uma dos maiores clássicos do cinema mundial. Produzido e estrelado por Charlie Chaplin, o filme relata o trabalho diário e repetitivo em uma fábrica, onde as máquinas inevitável e completamente o dominam e vários percalços o levam para a prisão. Faz amizade com uma garotinha órfã e tentam lidar com as dificuldades da vida moderna.
  • Argo – 9 de novembro de 2012: Filme dirigido e estrelado por Ben Affleck, o filme conta a história de um grupo de funcionários da embaixada que conseguiram fugir no Irã durante a famosa crise de reféns na embaixada americana no país. Com a exigência de devolução do ao país o Xá Mohammed Reza Pahlavi, que se encontrava nos Estados Unidos, recebendo tratamento médico, os iranianos sequestraram os funcionários americanos que se encontravam no país. A ideia de resgate dos americanos é se passar por um produtor de cinema buscando paisagens exóticas para um filme de ficção científica chamado, justamente, Argo, entrando desta forma no Irã e retirando seus compatriotas do esconderijo. Para isso, no entanto, ele precisará da ajuda de profissionais de Hollywood e de muita sorte.
  • Narcos – 28 de agosto de 2015: A série estrelada pelo brasileiro Wagner Moura, conta a história do maior narcotraficante da história, Pablo Escobar. Com 04 temporadas disponíveis na Netflix.
  • Black Mirror – 4 de dezembro de 2011: Trata-se de uma série de ficção americana, refletem o lado negro das telas e da tecnologia, mostrando que nem toda novidade traz só benefícios.
  • Merlí – 14 de setembro de 2015: Série espanhola, que relata alguns métodos pouco ortodoxos de um professor de Filosofia. Com grande sucesso e repercussão na TV espanhola, rapidamente chegou a Netflix. Com influências de filmes como Sociedade dos Poetas Mortos, e se baseando em cada episódio em pensamentos de escolas filosóficas como peripatéticos, Sócrates, Aristóteles, Nietzsche ou Schopenhauer.


Tags : EnemHora do EnemProvas Enem
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo


Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.



Deixe seu Comentário

avatar