close

Novidade para o Fies que passará a exigir nota mínima da Redação do Enem

O Fies vem com algumas mudanças e novidades para quem deseja obter o financiamento estudantil, uma dessas alterações é sobre a exigência de nota mínima da Redação do Enem.  Em divulgação feita pelo Comitê Gestor do Fies, o candidato deverá ter uma nota mínima de 400 pontos na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio, e nota nas provas cima de 450 para conseguir o financiamento do seu curso superior. Essas normas passarão a ser cobradas a partir de 2021.

Além dessa mudança, o Fies também tem outras novidades, tais como: será dividido em Modalidades I, II e III ou P-Fies. Segue abaixo tabela explicativa de como vai funcionar:

Condições Fies (I) P-Fies (II e II)
Categoria Financiamento Financiamento
Lista de espera Possui lista de espera Não possui lista de espera
Taxa de juros Juro zero Varia conforme o banco
Renda familiar mensal Até 3 salários mínimos Até 5 salários mínimos
Pagamento Depois do curso Depois do curso

P-Fies 2020

O P-Fies é a categoria que permite o financiamento do curso em bancos privados, onde o estudante negocia direto com a instituição e não possui Lista de Espera, como no Fies através dos bancos públicos. As condições de concessão do financiamento ao estudante serão definidas entre o agente financeiro operador do crédito (banco), a instituição de ensino superior e o estudante.

Projeção do Fies para 2021

Segundo o Comitê Gestor do Fies, responsável pelas análises e mudanças aplicadas no programa, existe uma expectativa negativa para os próximos anos, onde as vagas poderão passar de 100 mil em 2020 para 54 mil em 2021 e 2022. Grande responsável por esta projeção está a inadimplência que já chegou a atingir 50,1% dos contratos, causando um ônus fiscal ao Fies foi de R$ 32 bilhões.

Quando serão as inscrições para o Fies 2020?

Neste ano de 2020 as inscrições serão entre os dias 05 e 12 de fevereiro, através do site do SisFIES.

Resultados da seleção do Fies 2020

Os resultados do Fies e P-Fies serão liberados em 26 de fevereiro de 2020, e em caso de seleção na modalidade P-Fies, o candidato deve comparecer à CPSA de sua Instituição de Ensino para validação das informações de sua inscrição. Já na modalidade do P-Fies, deve complementar sua inscrição no período de 27 de fevereiro a 2 de março.

Tags : FiesNotas EnemP-FiesRedação do Enem
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários