Inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 serão abertas na próxima segunda-feira
A partir das 10h da próxima segunda-feira (9), serão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. O período para se inscrever se estenderá até as 23h59 do dia 20 de maio e as provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro. Na edição do ano passado, foram 7.746.436 inscritos no exame.
Nome social
Os participantes que desejarem tratamento pelo nome social – travestis e transexuais – deverão informar no ato da inscrição e enviar cópia do documento de identificação, foto recente e formulário específico entre os dias 1° a 8 de junho pela página do participante do Enem.
Cartão de confirmação
Assim como no ano passado, o cartão de confirmação estará disponível apenas na internet.
Certificação do ensino médio
Maiores de 18 anos que estudam de forma autônoma ou por meio dos cursos supletivos e programas de educação de jovens e adultos (EJA) podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem. Para isso, devem indicar a opção pela certificação no ato da inscrição e alcançar pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação.
Avaliação do ensino superior
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passará a contar na avaliação de cursos e de instituições de ensino superior. O desempenho servirá como marco zero da avaliação do estudante, que será feita também no final do curso. A mudança faz parte de uma série de alterações nos critérios de avaliação do ensino superior que estão sendo desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Para que serve o Enem?
A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). A participação na prova também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Além disso, estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.