close

Como o pedido de falência de gráfica põe em risco a realização do Enem 2019

A empresa RR Donnelley, gráfica responsável pela impressão das provas do Enem, entrou com pedido de falência nesta segunda, 01, e põe em risco realização do Enem 2019. Segundo informações passadas, a empresa “precisou encerrar suas operações no Brasil” por causa das “atuais condições de mercado”.

Responsável pela impressão das provas do Enem desde 2009, a RR Donnelley é apenas mais uma pedra no caminho da realização do Enem 2019, que além desse novo obstáculo, também vem enfrentando problemas internos dentro do MEC, com a exoneração de diversas pessoas do primeiro escalão no Ministério.

A impressão das provas do Enem é rodeada de um importante esquema de segurança para evitar vazamentos, fato que ocorreu em 2009, revelado pelo jornal Estadão. Após o ocorrido, a empresa RR Donnelley ganhou a licitação e passou a ser a responsável pela impressão.

As provas do Enem estão marcadas para os dias 03 e 10 de novembro, e segundo o Inep, responsável pela elaboração do exame, nada será alterado. Em nota, o Inep declarou: “O Inep informa que as etapas para a aplicação do Enem 2019 transcorrem normalmente e que o cronograma está mantido, com as provas marcadas para 3 e 10 de novembro, conforme prevê o Edital. Em relação à falência da gráfica contratada para a diagramação e impressão dos cadernos de prova da edição deste ano do Enem, existem alternativas seguras sendo avaliadas”

Segundo informações divulgadas pelo G1, o Inep está avaliando duas gráficas: a Valid Soluções S.A, que cobra pelos serviços R$ 143 milhões, e a Thomas Greg & Sons Gráfica e Serviços, que pede R$ 167 milhões.

Além das folhas de provas do Enem, a gráfica em questão era responsável pela impressão de 50 outros itens de utilização administrativa para a elaboração do exame, que vão desde folhas de coleta de biometria até etiquetas de identificação dos malotes.

Entenda o processo e quem pode participar do Enem 2019

O Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, está chegando e muitos que tem interesse em participar da prova ainda possuem muitas dúvidas do processo e quem pode participar do Enem 2019. Para isso, elaboramos esse texto para esclarecer todas as suas dúvidas e mais algumas que possam surgir ao longo do período.

Como pode ser utilizado o Resultado do Enem 2019?

O candidato que participar do Enem 2019 e obtiver nota diferente de zero (0) na redação e nas provas, poderá participar de alguns programas do Governo Federal, tais como:

  • Participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni), Instituições Portuguesas;
  • Financiamento Estudantil – Fundo de Financiamento Estudantil (Fies);
  • Desenvolvimento Pessoal – Autoavaliação e inserção no mercado;
  • Melhorias na Educação – Estudos e indicadores para aperfeiçoamento do ensino.

Qual o período da Inscrição do Enem 2019?

O candidato que desejar participar do Enem 2019 deverá ficar atento as datas de inscrições do exame, que neste ano será entre os dias 06 e 17 de maio. Entre os dias 1º e 10 de abril, o candidato poderá pedir isenção da taxa de inscrição. Nesse mesmo período, o Inep vai receber as justificativas de ausências no Enem 2018.

Quando serão aplicadas as Provas do Enem 2019?

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em todo o Brasil, segundo calendário divulgado Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira(Inep).

Tags : EnemInscrições EnemProvas Enem
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

Deixe seu Comentário

avatar