ESTUDANTES DEVEM RECEBER CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO DO ENEM ATÉ O PRÓXIMO DIA 18 Estudantes devem receber cartão de confirmação do Enem até o próximo dia 18

Segundo o Ministério da Educação (MEC), os candidatos já começaram a receber o cartão de confirmação do Enem em casa, enviado pelos Correios. A data limite de entrega é 18 de outubro, mas quem não receber pode usar o cartão virtual para acessar o endereço onde fará a prova.

Segundo a Supervisora de Avaliação Escolar da Secretaria de Educação (Seduc), Vera Lucia Gonçalves Pires “o Enem é uma oportunidade que os alunos das escolas públicas têm para ingressar no ensino superior, portanto é de suma importância que todos que se inscreveram compareçam nos dois dias de prova e assim possam dar continuidade aos estudos”, disse.

O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação, sendo que será aplicado nos dias: (26) sábado, Ciências Humanas e suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4h30, e dia (27) domingo: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5h30.

Informações no cartão

O cartão de confirmação de inscrição contém informações do candidato que foram declaradas no momento do cadastro para a prova, como a língua estrangeira escolhida (inglês ou espanhol) e a necessidade ou não de atendimento especial. Ele indica, principalmente, o local e horário da aplicação das provas. O nome do local é o nome da escola, e embaixo tem o endereço, tem a cidade, o estado, a rua e o número.

Para acessar o cartão de confirmação na internet o estudante precisa ter o número da senha de inscrição no Enem. O candidato deve conferir se os dados registrados estão corretos e, em caso de erro, entrar em contato com a central de atendimento do Enem no 0800 61 61 61.

Sobre o Exame

No dia da prova é obrigatório apresentar documento oficial de identificação com foto. Embora não seja necessário apresentar o cartão no dia da prova, é recomendável, que o candidato esteja com ele em mãos, para o caso de dúvidas, principalmente em relação ao local de realização dos exames.

Cada participante deve levar, ainda, caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Ela é obrigatória para o exame.

Mudanças

Na edição do Enem em 2013 a correção da redação ficará mais rígida. A partir deste ano, inserção de trechos indevidos, como receitas de macarrão e hinos de times de futebol, que fogem ao tema poderão resultar em nota zero para o candidato. A alteração, inclusive, está explícita no edital da prova, ao contrário das edições anteriores.

Criado em 1998, o Enem tem suas notas usadas no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para vagas em universidades e institutos federais. O exame já tinha sido adotado em sua totalidade por várias universidades de destaque como a UFRJ e UFF, e nesta edição substituirá os vestibulares da UFMG, UnB, UFJF, UFES e UFRN, entre outras.

O Enem também é usado para o candidato pedir bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), solicitar benefícios do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), e obter certificado de conclusão do ensino médio.

Deixe seu Comentário