close

MEC abriu nesta terça, dia 23 de janeiro, as inscrições para o Sisu 2018

O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta terça, dia 23 de janeiro, as inscrições para o Sisu 2018 (Sistema de Seleção Unificada). Elas seguem até 26 de janeiro e possibilitam que estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) concorram a vagas nas instituições públicas de ensino superior. vale lembrar que os candidatos não podem ter obtido nota zero na prova de redação.

Todo o processo de inscrição é feito exclusivamente pela internet, por meio da página eletrônica do Sisu, e o candidato precisa ter em mãos número de inscrição e senha de cadastro no Enem 2017 (caso tenha esquecido, é possível recuperá-la por meio da web). Ao ingressar no sistema, ele deverá escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso entre as vagas ofertadas. É possível alterar estas opções durante todo o período de inscrição e será considerada válida a última alteração confirmada.

“O período de inscrições foi antecipado com o propósito de possibilitar ao estudante participar o mais rápido possível, já que as notas do Enem também tiveram sua divulgação antecipada”, comenta Vicente de Paula Almeida Junior, diretor de políticas e programas de educação superior do MEC.


Nesta edição serão ofertadas, ao todo, 239.716 vagas em 130 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais.


Segundo o MEC, o resultado da chamada regular está previsto para 29 de janeiro e o período de matrícula vai de 30 de janeiro até 1º de fevereiro. Já o prazo para participar da lista de espera é de 29 de janeiro até 7 de fevereiro, sendo necessário que o candidato manifeste interesse em participar dela – a convocação da lista de espera está prevista para 9 de fevereiro.

Confira o cronograma completo do Sisu 2018

– 23/1 a 26/1: período de inscrições (as notas de corte serão divulgada nos dias 24, 25 e 26)


– 29/1: resultado da chamada regular

– 29/1 a 7/2: prazo para participar da lista de espera


– 30/1 a 7/2: matrícula da chamada regular


– 9/2: convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data

Tire suas dúvidas sobre o Sisu 2018

1 – O candidato que participou do Sisu em etapas anteriores e foi selecionado pode concorrer nesta edição?

Sim, caso tenha feito o Enem de 2017.



2 – O candidato matriculado em instituição de educação superior pode concorrer no processo seletivo desta edição do Sisu?

Sim, caso tenha feito o Enem de 2017. Mas o estudante de graduação não pode ocupar duas vagas simultaneamente em instituições públicas de educação superior, conforme estabelece a Lei nº 12.089, de 11 de novembro de 2009.

3 – Como é feita a inscrição no Sisu 2018?

A inscrição no Sisu deve ser feita, necessariamente, com o número de inscrição e a senha do Enem de 2017. Caso o candidato não se lembre do número de inscrição ou da senha, pode recuperá-los na página do Enem.


4 – É cobrada alguma taxa para a realização da inscrição?


A inscrição é feita exclusivamente pela internet, na página do Sisu, sem a cobrança de taxas.

5 – Qual o período de inscrição no Sisu 2018?


O Sisu estará disponível para inscrição dos candidatos de 23 de janeiro de 2018 até as 23h59 de 26 de janeiro de 2018. Durante esse período, o sistema estará aberto de forma ininterrupta. Será considerado o horário oficial de Brasília.

6 – Quais os documentos necessários para fazer a inscrição no Sisu 2018?


Para se inscrever no Sisu 2018, o candidato precisa apenas de seu número de inscrição e senha cadastrados no Enem de 2017. É necessário, no entanto, que o candidato esteja atento aos documentos exigidos pelas instituições para a efetivação da matrícula, em caso de aprovação. Essa informação estará disponível no sistema, no momento de sua inscrição.


7 – O candidato pode imprimir o comprovante de sua inscrição?

Sim. Ao finalizar a inscrição, o sistema possibilita ao candidato imprimir seu comprovante.

8 – O candidato pode modificar as opções depois de concluída a inscrição?



Sim. É permitido ao candidato, durante o período de inscrição, de 23 a 26 de janeiro de 2018, modificar suas opções quantas vezes julgar conveniente. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

*Com informações da assessoria de imprensa do MEC



Tags : Sisu
Redação

Autor (a) Redação


Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.



Deixe seu Comentário

avatar