close

Já estão abertas as inscrições para o ENEM 2018

De hoje (7) a 18 de maio é possível fazer inscrição para o ENEM 2018. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das principais portas de entrada para o curso superior, por meio do Prouni, do Fies e do Sisu, além da autoavaliação. Fazer a inscrição corretamente é essencial para o seu sucesso. O processo é obrigatório para todos, inclusive a quem pediu e conseguiu a isenção da taxa.

Só de ouvir o nome ENEM, muitos estudantes ficam tensos e até com medo. Isso se dá pela pressão que é cursar o Ensino Médio, conforme relata a estudante Dhâmarys Biara de Oliveira Santos, da EE Professor Armando Gaban. Ela está na 2ª série e vai se inscrever como treineira. “Eu, pelo menos, sou uma pessoa que fica muito ansiosa. Então me antecipar e fazer o exame esse ano é um jeito de me preparar mais, saber como funciona, ter uma base mais concreta do que cai na prova e etc.. Assim, não ficarei tão nervosa no ano que vem e terei mais confiança”, explica a aluna.

Diferente de Dhamarys, o estudante Matheus Santos, da escola estadual Professor Ayrton Busch, em Bauru, não está com muito medo. “O pessoal fala que está com medo, mas o negócio é seguir as dicas que tenho visto aí pelas redes sociais, estudar e na hora da prova não ficar muito abalado, não ficar forçando a mente, pois isso pode prejudicar”, esclarece o futuro jornalista.

Fique atento! Mantenha seu e-mail e telefone atualizados para o Inep conseguir te mandar informações importantes! Se você precisa de algum atendimento, faça a solicitação durante a inscrição e envie um documento que comprove sua necessidade.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o edital do Enem 2018. Neste ano, os concorrentes terão à frente algumas mudanças no Exame, como, por exemplo, meia hora a mais de duração no segundo dia de prova. Serão cinco horas para responder as questões de matemática, química, física e biologia. As inscrições começam em 7 de maio, e as avaliações serão aplicadas em 4 e 11 de novembro.

Seguindo os moldes do ano passado, em 2018 o Enem será aplicado em dois domingos consecutivos, e não mais em um só fim de semana. No primeiro domingo, ainda serão cinco horas e meia de duração, onde os inscritos deverão responder as questões de linguagens e ciências humanas, mais a redação.

Saidamais

Isenção – Das 3.818.663 pessoas que solicitaram isenção, 3.318.149 tiveram os pedidos aprovados. Dentre as 500.513 que tiveram a solicitação reprovada, 35.437 entraram com recurso. Após a análise dos novos documentos, foram aprovados 26.339 recursos relacionados à isenção, elevando para 3.361.468 o número total de participantes isentos no Enem 2018.

Tiveram direito à isenção aqueles que estão cursando a última série do Ensino Médio, em 2018, em escola da rede pública; obtiveram nota mínima para certificação do ensino médio nas áreas para as quais se inscreveram no Encceja 2017; cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada; têm renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio; estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda que possua Número de Identificação Social (NIS), único e válido; e tenham renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Justificativa de ausência – Assim como a solicitação de isenção antecipada, a justificativa de ausência é uma novidade desta edição, sendo uma oportunidade para quem tem direito à gratuidade, e faltou por motivo justo, comprovar a situação e se beneficiar novamente da isenção. Das 208.588 pessoas que tentaram justificar a ausência, apenas 8.486 apresentaram algum comprovante, sendo 4.345 aprovados. E 54.124 pessoas entraram com recurso para tentar justificar a ausência. Ao final, foram aprovados 1.357 recursos relacionados à ausência.

A justificativa de ausência era necessária para aqueles que tiveram a isenção no ano passado, não compareceram aos dois dias de prova e pleiteavam nova isenção. As situações que permitiam justificativa eram relacionadas a acidentes de trânsito, assalto/furto, casamento, morte na família, acompanhamento de cônjuge, problema de saúde, maternidade, paternidade e trabalho.

Orientações – As inscrições do Enem são feitas exclusivamente pela internet, na Página do Participante, disponível no portal do Inep. Todos os interessados em fazer o exame devem se inscrever, mesmo os que já conseguiram a isenção. O percurso e a quantidade de campos da inscrição serão menores para quem solicitou isenção e tentou justificar ausência, previamente, pois parte das informações já foram fornecidas. O Inep preparou tutoriais da inscrição completa e da inscrição simplificada, em português e em libras.

Passarão pelo SISTEMA SIMPLIFICADO

Acesso com CPF e senha previamente cadastrada

– Participante com solicitação de isenção da taxa de inscrição aprovada
Sem GRU
– Participante com solicitação de isenção da taxa de inscrição reprovada
Com GRU
– Concluinte do ensino médio, em 2018, em escola da rede pública, que se ausentou em 2017 e teve justificativa de ausência reprovada sem GRU (excepcionalmente no Enem 2018)

Passarão pelo SISTEMA COMPLETO

Acesso com CPF e data de nascimento
– Concluinte do ensino médio, em 2018, em escola da rede pública, que não solicitou isenção sem GRU (excepcionalmente no Enem 2018)
– Demais participantes / primeiro acesso ao sistema com GRU
Outra novidade se refere ao atendimento especializado. Os participantes do Enem 2017 que tiveram laudo de comprovação do CID aprovado não precisarão apresentar novo laudo em 2018 se a solicitação for para a mesma necessidade. As provas do Enem 2018 serão aplicadas em 4 e 11 de novembro.

Clique aqui para fazer sua inscrição.

Acesse os tutoriais em português e em libras.

Veja a  apresentação da coletiva.

*Com informações Secretaria da Educação do Estado de São Paulo/MEC

Tags : Inscrições Enem
Redação

Autor (a) Redação

Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.

guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários