Notícias ENEM 2021

Enem 2017 terá sistema de recuperação de senhas mais seguro

Diretor do Inep garante sistema de recuperação de senhas mais seguro no Enem 2017

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) declarou que a segurança de acesso ao sistema do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será reforçada em 2017.

Após denúncias de candidatos sobre a invasão do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o atual sistema do Enem foi apontado como falho por especialistas em segurança digital. No ano passado, a plataforma passou a não exigir a "verificação em dois passos", usada para que candidatos pudessem recuperar a senha.

De acordo com o G1, esta brecha de segurança foi supostamente explorada por internautas em um fórum anônimo, em que grupos disseminaram ideias para "roubar" a senha de candidatos que se destacaram no Enem 2016.

"Nós estamos estudando várias opções, uma delas é colocar o sistema de enviar o e-mail a senha, provisória ou definitiva, estamos pensando. Ou de enviar por SMS também. Estamos estudando, ainda não definimos definitivamente. Ou vai ter e-mail, ou vai ter por SMS cadastrado", afirmou milo Mussi, diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais do Inep. "Com certeza não será esse sistema que está hoje", completou.

Segundo ele, o novo sistema de segurança também não deve ser o mesmo da edição 2015 do Enem. Mussi diz que, embora o sistema da edição 2015 tivesse a função de encaminhar uma nova senha por e-mail, ele também apresentava uma brecha, já que o usuário podia escolher um e-mail de destino diferente do que foi cadastrado no ato da inscrição.

No Enem 2016, o diretor de Tecnologia do Inep diz que o sistema de recuperação de senha perdeu essa função quando as inscrições foram abertas, em 9 de maio. A gestão atual do Inep só tomou posse no fim de maio, quando as inscrições já haviam sido encerradas. Para não provocar confusão nos candidatos, Mussi diz que o Inep decidiu manter o mesmo sistema de segurança até o fim da edição do exame. "É um sistema muito grande, que envolve muita gente, 8 milhões de participantes, pessoas de todos os níveis culturais, todos os níveis de formação intelectual, formal ou não."

*Com informações do Portal G1/Inep

Redação

Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.

Deixe um comentário
Compartilhar
Publicado por
Tags: Enem

Posts Recentes

Último dia para pagar o boleto do Enem 2021

Termina nesta segunda, 19, o prazo para os candidatos que não são isentos da taxa… Leia mais

1 semana atrás

Inscrições para o Enem 2021 terminam amanhã

O Enem possibilita que milhares de pessoas ingressem no ensino superior em instituições públicas e… Leia mais

2 semanas atrás

Inep divulga editais do Sisu, ProUni e Fies 2021

O Inep divulgou nesta segunda, 28, os editais do Sisu, ProUni e Fies 2021 para… Leia mais

4 semanas atrás

Inscrições para o Enem 2021 começam nesta semana

Falta pouco para o início das inscrições para o Enem 2021. De acordo com o… Leia mais

4 semanas atrás

Inscrições para o Enem começam em 30 de junho

O Enem 2021 já tem data marcada para acontecer, assim como para se inscrever. Os… Leia mais

1 mês atrás

Ministro confirma Enem 2021 para novembro

O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, confirmou nesta segunda, 31, a aplicação do Enem 2021… Leia mais

2 meses atrás