Categorias: Notícias ENEM 2021

Enem 2017 terá sistema de recuperação de senhas mais seguro

Diretor do Inep garante sistema de recuperação de senhas mais seguro no Enem 2017

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) declarou que a segurança de acesso ao sistema do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será reforçada em 2017.

Após denúncias de candidatos sobre a invasão do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o atual sistema do Enem foi apontado como falho por especialistas em segurança digital. No ano passado, a plataforma passou a não exigir a "verificação em dois passos", usada para que candidatos pudessem recuperar a senha.

De acordo com o G1, esta brecha de segurança foi supostamente explorada por internautas em um fórum anônimo, em que grupos disseminaram ideias para "roubar" a senha de candidatos que se destacaram no Enem 2016.

"Nós estamos estudando várias opções, uma delas é colocar o sistema de enviar o e-mail a senha, provisória ou definitiva, estamos pensando. Ou de enviar por SMS também. Estamos estudando, ainda não definimos definitivamente. Ou vai ter e-mail, ou vai ter por SMS cadastrado", afirmou milo Mussi, diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais do Inep. "Com certeza não será esse sistema que está hoje", completou.

Segundo ele, o novo sistema de segurança também não deve ser o mesmo da edição 2015 do Enem. Mussi diz que, embora o sistema da edição 2015 tivesse a função de encaminhar uma nova senha por e-mail, ele também apresentava uma brecha, já que o usuário podia escolher um e-mail de destino diferente do que foi cadastrado no ato da inscrição.

No Enem 2016, o diretor de Tecnologia do Inep diz que o sistema de recuperação de senha perdeu essa função quando as inscrições foram abertas, em 9 de maio. A gestão atual do Inep só tomou posse no fim de maio, quando as inscrições já haviam sido encerradas. Para não provocar confusão nos candidatos, Mussi diz que o Inep decidiu manter o mesmo sistema de segurança até o fim da edição do exame. "É um sistema muito grande, que envolve muita gente, 8 milhões de participantes, pessoas de todos os níveis culturais, todos os níveis de formação intelectual, formal ou não."

*Com informações do Portal G1/Inep

Deixe um comentário
Compartilhar
Tags: Enem

Posts Recentes

Divulgado Edital Parcial do Enem 2021

Diferentemente de anos anteriores, o Inep divulgou nesta segunda, 03, o edital do Exame Nacional… Leia mais

5 dias atrás

Inscrições abertas para o Sisu 2021

Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio em 2020, já podem se… Leia mais

1 mês atrás

Medias de Notas do Enem 2020

Apesar das dificuldades de acessos relatadas por diversos candidatos, os resultados do Enem foram liberados… Leia mais

1 mês atrás

Divulgação dos Resultados do Enem 2020

O Inep, autarquia responsável pela elaboração e aplicação do Enem, confirmou nesta sexta-feira a divulgação… Leia mais

1 mês atrás

Provas e Gabaritos do ENEM 2020

Treinar com provas antigas do Enem pode ajudar a se acostumar com o estilo das… Leia mais

3 meses atrás

Abstenção recorde marca primeiro dia do Enem 2020

O primeiro dia do Enem 2020 foi marcado pelo recorde de abstenções já registrado no… Leia mais

4 meses atrás