close

Confirmado pelo Inep, Enem será aplicado em janeiro de 2021

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) edição 2020 já tem data marcada para acontecer! A confirmação foi feita pelo Ministério da Educação, em conjunto com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, responsável pela elaboração do exame e será aplicada em janeiro de 2021. Apesar da enquete feita pelo Inep ter tido a preferência dos candidatos para a aplicação acontecer em maio, a data escolhida pelo MEC foi 17 e 24 de janeiro de 2021.

A aplicação contará com duas datas distintas, sendo uma para o Enem impresso e outra para a versão Digital. Os candidatos que se inscreveram para a versão Digital farão as provas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. O Ministro interino do MEC, Antonio Vogel, informou em entrevista “não é uma decisão perfeita e maravilhosa para todos. Então buscamos uma solução técnica e tentando ver a data que melhor se adequa para todos”.

Liberação dos Resultados do Enem

Com a aplicação sendo feita nos dias 17 e 24 de janeiro e 31 de janeiro e 07 de fevereiro de 2021, outra data que precisou ser alterada é a de liberação dos Resultados do Enem, o que ocorrerá em 29 de março de 2021. A divulgação dos Resultados do Enem será feita na Página do Participante.

Decisão diferente da enquete com a participação dos candidatos

Na enquete feita pelo Inep na Página do Participante, os candidatos escolheram o mês de maio para aplicação das provas, mas a escolha oficial foi diferente. O que pesou mais na decisão do Ministério da Educação foi não perder o primeiro semestre de 2021, com as inscrições para o Sisu, ProUni e Fies. Segundo matéria do site O Globo, “as medidas adicionais que terão de ser adotadas em razão da pandemia custarão R$ 70 milhões aos cofres públicos. O dinheiro extra para o Enem, que no ano passado custou R$ 540 milhões, segundo o Inep, foi pedido pela autarquia ao Ministério da Economia. Questionado se a pasta de Paulo Guedes já havia liberado o recurso, Lopes restringiu-se a dizer que o exame não terá problemas de eventual falta de orçamento”.

Tags : EnemPágina do ParticipanteProvasProvas Enem
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários