close

O Exame Nacional era usado para avaliar o desempenho do estudante no Ensino Médio, a qualidade do ensino do Brasil e sendo apenas um complemento na nota dos vestibulares de diversas universidades.

ENEM na ponta da língua!

Atualmente, o ENEM possui objetivos que vão além dos citados anteriormente. Além de ter a visão de se tornar prova única de avaliação das instituições públicas, trouxe a facilidade para o jovem ingressar em uma universidade e ter a oportunidade de construir uma carreira.

Possui há 10 anos o Programa Universidade para todos – ProUni, possibilitando milhares de jovens que possuem renda familiar baixa ou estudaram em escola pública, conseguir bolsa em universidades privadas. As inscrições para as bolsas remanescentes do ProUni estão abertas e devem ser feitas  pela internet  até 7 de setembro ou 1º de dezembro próximos, acesse o portal do ProUni e leia mais.

O Financiamento ao Estudante do Ensino superior – FIES é outro benefício dado aos estudantes. Aqueles que se formaram após o ano de 2010 e querem se inscrever no FIES é obrigatório o uso da nota do ENEM. Além disso, o estudante pode solicitá-lo em qualquer época do ano. Veja mais no site do MEC.


Para aqueles que têm o sonho de estudar no exterior, hoje isso é muito mais real do que a anos atrás. Através do Exame é possível concorrer as bolsas do programa Ciências sem Fronteira, muitos jovens estão sendo beneficiados pelo programa. Para esse ano o período de inscrição inicio em 15 de agosto a 30 de setembro dependendo do destino, para saber mais a respeito acesse o site do ciências sem fronteiras.


Para outros que não possuem diploma de ensino médio, o ENEM serve como prova de conclusão para aqueles estudantes acima de 18 anos. Talvez, são detalhes que você nem sabia, não é mesmo? Para conseguir esse benefício é necessário atender a alguns requisitos:

  • Indicar a pretensão de utilizar os resultados de desempenho no exame para fins de certificação de conclusão do Ensino Médio, no ato da inscrição, bem como a Instituição Certificadora;
  • Possuir no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data da primeira prova de cada edição do exame;
  • Atingir o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame;
  • Atingir o mínimo de 500 (quinhentos) pontos na redação

O exame nacional é realizado uma vez por ano, você deve acompanhar notícias a respeito do ENEM para conferir o EDITAL assim que ele for publicado. Nesse edital terá toda a matéria a ser estudada, dia de inscrição, explicação a respeito da avaliação da prova, entre outros temas.


Todos os estudantes que concluíram o ensino médio em escola pública poderão fazer o exame sem nenhuma taxa de inscrição. As provas, geralmente, ocorrem em meados de outubro e novembro. Fiquem sempre atentos para não perderem o dia da sua prova.

Esse ano o ENEM será realizado nos dias 8 e 9 de novembro. No primeiro dia, as provas serão de Ciências Humanas e Ciências da Natureza e no segundo dia de matemática, linguagens e códigos e a redação.


Como falta pouquíssimo tempo para a prova, indico fazer simulados para testar seu conhecimento, conhecer a prova e saber o tempo que leva para realizá-la.


Por fim, estudantes, tenham comprometimento com sua prova e daqui por diante nas novas etapas da sua vida. O ENEM é somente uma fase que será superada por vocês. Tenham disciplina e confiança que dará tudo certo.



Tags : EnemProvas Enem
Redação

Autor (a) Redação


Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.



Deixe seu Comentário

avatar