close

Para candidatos, Enem em dois domingos será menos cansativo

Com a mudança dos dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – que passa a ser realizado em dois domingos consecutivos –, o MEC atende a uma reivindicação antiga dos candidatos cuja religião guarda os sábados (sabatistas), como adventistas e judeus. Até a sua última edição (2016), quando o exame era feito em um único fim de semana, os estudantes seguidores desse costume enfrentavam uma rotina estressante: aos sábados, entravam nos locais de provas no mesmo horário dos demais, porém esperavam o pôr do sol, confinados, para começar a responder às questões.

Segundo consulta pública elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entre 18 de janeiro e 17 de fevereiro deste ano, a rotina exaustiva não se verificava apenas para os sabatistas. Grande parte dos candidatos que responderam à pesquisa declararam considerar cansativo o sistema de dois dias seguidos de provas. Assim, o Inep, autarquia vinculada ao MEC, investiu na mudança que passa a vigorar este ano.

Inep publica edital; taxa de inscrição será de R$ 82

Para o ministro Mendonça Filho, além do tratamento diferenciado aos sabatistas, a bateria de testes se transformava em uma “maratona”, demandando uma concentração muito grande dos jovens. “Agora, eles terão o espaço de uma semana para descansar e se recuperar, a fim de que possam se submeter à segunda etapa do exame”, avaliou.


Participação – A consulta pública foi feita de forma ampla, permitindo não apenas aos jovens darem sua contribuição, mas também aos professores, pais, gestores educacionais e demais membros da sociedade brasileira. Os resultados apontaram que 42,30% dos entrevistados optaram pelo novo formato de dois domingos seguidos, contra 23,60% que votaram pela manutenção do fim de semana e 34,10% sugerindo que os exames fossem realizados no domingo e na segunda-feira.


A aplicação do Enem de 2017 está confirmada para 5 e 12 de novembro, conforme edital de regulamentação normativa publicado no Diário Oficial da União pelo Inep, no início desta semana. As inscrições começam às 10h do dia 8 de maio de 2017 e vão até as 23h59 do dia 19 do mesmo mês. As primeiras provas, em 5 de novembro, terão duração de cinco horas e meia – para Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No domingo seguinte, 12 de maio, o aluno terá quatro horas e meia para responder às questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias. Estão sendo esperados 7,5 milhões de candidatos.

*Com informações da Assessoria de Comunicação Social /MEC




Tags : Enem
Redação

Autor (a) Redação


Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.



1
Deixe seu Comentário

avatar
1 Comentar tópicos
0 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
1 Autores de comentários
Talita Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votado
Talita
Visitante
Talita

Alguém pode me ajudar?
Eu tenho uma dúvida? Se eu me escreve para fazer a prova dá Etec, posso me escreve para o Enem?