close

Enem deve mudar em 2019, afirma Pedro Chaves, relator da reforma do ensino médio

O senador Pedro Chaves explicou que as mudanças só devem chegar às escolas em janeiro de 2019, depois que o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio. Segundo ele, a reforma vai exigir também mudanças no Enem 2019.

Saiba o que é e para que serve o Exame Nacional do Ensino Médio

O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998 com o objetivo de diagnosticar a qualidade do ensino médio no país. Em 2009, o exame ganhou uma nova função: selecionar ingressantes nos cursos superiores de faculdades e universidades federais.

É uma prova aplicada anualmente pelo MEC, por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O exame é composto de 180 questões mais uma redação – ele é realizado em dois dias de prova, no segundo semestre.

Para que serve o Enem

Enem tem como principal objetivo avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao fim do ensino médio. O exame é utilizado como critério de acesso do participante a programas governamentais, como:


  • Prouni (Programa Universidade para Todos): O Prouni (Programa Universidade para Todos) tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. É dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) conjugando-se, desse modo, inclusão à qualidade e mérito dos estudantes com melhores desempenhos acadêmicos.
  • Sisu (Sistema de Seleção Unificada): O Sistema de Seleção Unificada foi desenvolvido pelo Ministério da Educação para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Enem como única fase de seu processo seletivo. A seleção é feita pelo Sistema com base na nota obtida pelo candidato. No site, os candidatos podem consultar as vagas disponíveis, pesquisando as instituições e os seus respectivos cursos participantes.
  • Ciência sem Fronteiras: Criado em julho de 2011, o programa do governo federal visa a promoção de desenvolvimento tecnológico e científico por meio do intercâmbio de estudantes e pesquisadores instituições estrangeiras de alto nível. As áreas prioritárias em que o programa concede bolsas são relacionadas às ciências exatas e biológicas.

Tags : Enem
Redação

Autor (a) Redação

Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.

2
Deixe seu Comentário

avatar
2 Comentar tópicos
0 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
2 Autores de comentários
Juliaandre luiz rodrigues Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votado
Julia
Visitante
Julia

Ótimo texto, ficou bem claro sobre o ENEM. Quero indicar esse artigo também que tira várias dúvidas:
https://blog.unicep.edu.br/enem-2019-como-se-preparar-para-o-exame-nacional-do-ensino-medio/

Valeu!

andre luiz rodrigues
Visitante
andre luiz rodrigues

é uma boa oportunidade