close

As provas do ENEM 2019 serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro

O edital para o ENEM 2019 será publicado agora em março, entretanto, as datas já foram divulgadas pela Inep. Este ano, as provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro. Os alunos poderão solicitar a isenção de taxa ou justificar a ausência nas provas do ano passados, entre os dias 1º e 10 de abril. As inscrições, por sua vez, ocorrerão de 6 a 17 de maio.

Quando serão abertas as inscrições para o Enem 2019?

Abaixo você terá acesso ao cronograma já liberado pelo Inep sobre as datas mais importantes do Enem 2019:

  • Solicitação de Isenção/Justificativa de Ausência: 1 a 10 de abril
  • Inscrições: 6 a 17 de maio
  • Aplicação: 3 e 10 de novembro

O Enem é utilizado por milhares de pessoas como porta de entrada em instituições de nível superior, seja ela particular ou publica, através do ProUni ou Sisu, respectivamente. Somente no ano de 2018, foram mais de 5,5 milhões de inscrições confirmadas, sendo em sua grande maioria composta por mulheres (59,31%). A redação teve um resultado abaixo em relação a anos anteriores, com somente 55 redações nota mil.


Quais os requisitos para fazer a prova do Enem 2019?

  • Ter CPF e documento de identidade;
  • Possuir residência fixa;
  • Estar cursando ou já ter concluído o ensino médio;
  • Pagamento da taxa da inscrição, exceto em casos em que o estudante for isento da taxa de inscrição.

Quais os documentos necessários para a inscrição do Enem 2019?

Para se inscrever no Enem 2019, o candidato deve ter em mãos:

  • Documento de Identidade (RH, CNH, CTPS, Passaporte, ou outro);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Endereço residencial válido;
  • E-mail válido;
  • Telefone para contato.

Porque fazer o ENEM?

Porque fazer o ENEM

O ENEM é fundamental para o aluno que pretende ingressar no ensino superior. Com as notas, o estudante pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que condensa as vagas de universidades públicas de todo o país. Se o aluno optar por universidade privadas, o Enem é necessário para acessar as modalidades de financiamento oferecidas pelo governo federal. O estudante interessado em concorrer a uma vaga das bolsas do Programa Universidade Para Todos (ProUni) deverá ter registrado a nota mínima de 450 pontos no Enem e não tenha zerado a redação. O ProUni oferece bolsas que variam de 50% a 100%.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é outra opção de apoio financeiro. Há uma modalidade com juros zero para jovens com renda familiar per capita de até três salários mínimos e outra com juros que variam de acordo com a instituição bancária.


A nota do Enem também pode ser utilizada pelos jovens para estudar no exterior. Em Portugal, são mais de 30 instituições de ensino superior, que utilizam a exame como forma de selecionar os alunos brasileiros.



Tags : EditalEnemProvas Enem
Redação

Autor (a) Redação

Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.



Deixe seu Comentário

avatar