Número de inscrições para o Enem 2018 supera os 4 milhões

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já tem mais de 4 milhões de inscritos. O número foi alcançado às 17h33 desta segunda-feira, 14 de maio. Os interessados em fazer o exame têm prazo até 23h59 desta sexta-feira, 18, para se inscrever. O prazo para pagar a taxa de inscrição, de R$ 82, termina em 23 de maio. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que todos os pagantes retornem à Página do Participante para conferir a situação de sua inscrição. A confirmação do pagamento do boleto pela instituição bancária leva de três a cinco dias úteis.

Ao todo, 3.361.468 pessoas já estão beneficiadas com a gratuidade por se enquadrarem em um dos quatro perfis que davam direito à isenção, mas mesmo assim precisam se inscrever. Excepcionalmente este ano, em função da mudança no formato que separou a isenção da inscrição, todos os concluintes do ensino médio em 2018 e que estudam em escola da rede pública estão isentos. A gratuidade está garantida mesmo para aqueles que eram treineiros em 2017 e faltaram às provas, e para aqueles que, por algum motivo, não solicitaram a isenção em abril. Os concluintes da rede pública, portanto, estão dispensados de pagar a taxa de inscrição.

Apenas duas opções de mensagens aparecem ao final da inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. O participante verá a mensagem “Inscrição concluída com sucesso” ou a mensagem “Inscrição aguardando o pagamento da GRU”, juntamente com a imagem da Guia de Recolhimento da União (GRU), que é um boleto do Banco do Brasil.

Concluída – A frase “Inscrição concluída com sucesso”, escrita em verde, aparece para todos os participantes que estão isentos do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2018. Três tipos de participantes estão nessa situação: participante com solicitação de isenção da taxa de inscrição aprovada; concluinte do ensino médio, em 2018, em escola da rede pública, que se ausentou em 2017 e teve justificativa de ausência reprovada; concluinte do ensino médio, em 2018, em escola da rede pública, que não solicitou isenção.

Pagamento – A frase “Inscrição aguardando o pagamento da GRU”, escrita em vermelho, juntamente com um boleto do Banco do Brasil, aparece para todos os participantes que precisam pagar a taxa de inscrição do Enem 2018, no valor de R$ 82, até 23 de maio, por não se enquadrarem nos critérios de isenção. Dois tipos de participantes estão nessa situação: participante com solicitação de isenção da taxa de inscrição reprovada; demais participantes no primeiro acesso ao sistema.

Como se preparar para o Enem 2018

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) sofreu algumas mudanças no ano de 2018 e, desde então, é dedicado exclusivamente ao acesso à educação superior no país. Isso é possível visto que, as notas do Enem são utilizadas diretamente em processos seletivos de programas do Ministério da Educação (MEC).

Muitos estudantes deixam para estudar próximo a data da realização do exame perdendo assim a oportunidade de obter um bom aproveitamento. Leia bastante e fique por dentro de tudo que se passa ao seu redor, pois um bom aluno é o aquele que se mantém bem informado. Pesquise muito e tire suas dúvidas. O conteúdo para ser estudado é muito amplo e requer tempo e dedicação. Ao todo serão 180 questões de múltipla escolha, divididas em 4 áreas de conhecimento. São elas:

  • Linguagens
  • Matemática
  • Ciências Humanas
  • Ciências da Natureza

Preparar-se com antecedência dá ao estudante o tempo necessário para adquirir ótimos materiais de estudo, assim como tirar todas suas dúvidas através de pesquisas ou mesmo consultas com profissionais competentes. Além das áreas descritas acima, o candidato terá que produzir uma redação do gênero dissertativo-argumentativo, contendo uma proposta de intervenção para o problema abordado no texto. Ela deve ter, no mínimo 8 linhas e, no máximo, 30.

O exame será realizado em dois domingos seguidos. No primeiro dia o candidato terá 5 horas e meia para resolver 45 questões de Ciências Humanas e 45 de Linguagens, e ainda fazer a redação. Já no segundo dia, serão quatro horas e meia para 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza.

Fique ligado no calendário abaixo:

  • Publicação do edital – 21 de março
  • Inscrições – de 07 a 18 de maio
  • Provas – 04 e 11 de novembro

Deixe seu Comentário

Seja o primeiro a Comentar!

avatar

© 2018 vocênoenem Todos os direitos reservados.

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account