close

Fique por dentro de algumas informações sobre o Encceja 2019

Para quem está aguardando o Encceja 2019 para conclusão dos ensinos Fundamental e Médio vamos passar algumas informações importantes para você não perder a oportunidade de participar do programa. Fique por dentro de todas as informações sobre o Encceja 2019 e mude seu futuro.

O Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos, é o programa que permite aos candidatos a conclusão dos ensinos fundamental e médio com a realização de uma prova. Antes, isso era possível através do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, mas desde 2017 o Encceja passou a realizar este tipo de exame.

Fique por dentro de algumas informações sobre o Encceja 2019

1) Entenda como funciona e quantas perguntas tem a prova do Encceja 2019

Faltando pouco mais de um mês para a prova do Encceja, é importante saber como será a estrutura da prova e chegar no dia já preparado, sem surpresas. Entenda como funciona e quantas perguntas tem a prova do Encceja 2019. Fique por dentro, pois a prova será realizada no dia 25 de agosto em 611 municípios de todo o Brasil e Distrito Federal.


Foram 2.973.375 inscritos para a edição de 2019, um aumento de 75% em relação ao ano anterior, justificado pela maior divulgação da prova, o apoio das secretarias estaduais de educação e busca de certificação para melhorar as condições de emprego, segundo o presidente do Inep, Alexandre Ribeiro Lopes.


Estrutura da prova do Encceja 2019

As provas do Encceja 2019 serão divididas por disciplinas e áreas de conhecimentos. Serão 04 provas de áreas diferentes e cada uma terá 30 questões, cada uma valendo 04 pontos. As provas são elaboradas pelo Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão responsável também pela aplicação do exame.

As provas do Encceja serão divididas em:

Para o Ensino Fundamental

  • Prova 1 – Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física;
  • Prova 2 – Matemática;
  • Prova 3 – História e Geografia;
  • Prova 4 – Ciências Naturais;
  • Redação.

Para o Ensino Médio

  • Prova 1 – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Prova 2 – Matemática e suas Tecnologias;
  • Prova 3 – Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Prova 4 – Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Redação.

Cálculo da nota da prova do Encceja 2019

Para obter a certificação na matéria é necessário tirar nota mínima de 100 em cada, ou seja, acertar 10 questões de 30 (1/3), de cada prova para se habilitar em cada uma das 4. Já na redação a nota mínima exigida é de 5. Mas o candidato que não conseguir obter a nota em todas as matérias, no ano seguinte só precisa fazer o exame referente a área de conhecimento que faltou atingir a nota mínima.


2) Entenda como funciona a divulgação dos locais de provas do Encceja 2019

Grande parte dos inscritos no Encceja 2019, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, possuem dúvidas sobre os locais de provas do Encceja 2019, dia e horários das provas e aguardam, por exemplo, receberem notificações por e-mail ou Correios sobre a confirmação da inscrição ou locais de provas. Porém isso não irá ocorrer!

Divulgação dos locais de provas do Encceja 2019

Toda e qualquer informação sobre a inscrição do candidato, bem como o local onde ele irá fazer a sua prova, estará disponível somente na Página do Participante do Encceja 2019. Esse página deve ser acessada com o CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição.


O Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, autarquia do Ministério da Educação, órgão responsável pela elaboração e aplicação das provas do Encceja e Enem, não envia emails ou correspondências pelos Correios para os candidatos, como fazia até alguns anos atrás. Somente na Página do Participante, o candidato terá acesso a essas informações. Lá, também será possível visualizar e imprimir o Cartão de Confirmação do Encceja para levar no dia da prova, contendo o endereço do local.


Data da liberação dos locais de provas do Encceja 2019

A data de liberação dos locais de provas do Encceja 2019 ainda não foi divulgada pelo Inep, mas geralmente ocorre na segunda semana do mês de provas, ou seja, aproximadamente quinze dias antes do exame, marcado para o dia 25 de agosto de 2019.

E não precisa ficar ansioso ou preocupado, assim que houver a liberação, nós do vocênoencceja informaremos a todos. Ou, para quem quiser ser mais preciso, basta acessar diariamente a Página do Participante, e assim que forem disponibilizados os locais será possível visualizar lá.

Atenção aos horários de provas do Encceja 2019

Assim como no Enem, as provas do Encceja têm horários específicos e rigorosos, não sendo permitido a entrada de candidatos após o fechamentos portões, por isso é importante chegar antes ao local de prova.



Além disso, os candidatos terão provas do período da manhã e tarde, dependendo do tipo de certificação que deseja obter. Caso a certificação seja completa, de Ensino Fundamental ou Médio, ele deve comparecer pela manhã e à tarde. Mas, caso o participante esteja fazendo apenas a prova de uma determinada área de conhecimento (nas quais ainda não tenha obtido nota mínima em edições anteriores do exame), deverá comparecer somente no horário de aplicação destas.

Horários do Encceja 2019 no dia da prova

No período da manhã, os portões irão abrir às 8h e fechar às 8h45, com o início das provas às 9h e término às 13h. Já no período da tarde, a abertura dos portões será às 14h30 e fechamento às 15h15, com início das provas às 15h30 e término às 20h30.

3) Veja o que pode ser levado no dia da prova do Encceja 2019

Com o exame marcado para o dia 25 de agosto de 2019, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, tem algumas regras que precisam ser cumpridas pelos candidatos, como por exemplo, o que pode ser levado no dia da prova do Encceja 2019.


Assim como na prova do Enem, o Encceja também é rigoroso nas condições e fiscalizações do que pode ou não ser levado no dia da prova para a sala de aula. Abaixo selecionamos alguns itens que estão liberados e outros que são proibidos a entrada no local da prova do Encceja 2019.


Itens liberados no dia da prova do Encceja 2019

No dia da prova o candidato poderá levar alguns itens, como por exemplo lanches, água, refrigerante, desde que sejam previamente vistoriados pelo fiscal de prova do local. Pode usar artigos religiosos, como burca, quipá, colares e afins. Entretanto, materiais impressos não serão permitidos.

Itens proibidos no dia da prova do Encceja 2019

No dia da prova o candidato não pode poderá ingressar na sala de provas com lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar, relógio, alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens. Também não será permitido o uso de bonés, cachecol, capuz, viseira, gorro ou itens similares.


Como serão guardados os objetos proibidos

Antes de entrar na sala onde fará a prova, o candidato deve colocar em um envelope porta-objetos, o telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados, além de outros pertences não permitidos. O envelope porta-objetos, lacrado e identificado, deverá ser mantido debaixo da carteira desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas em cada turno do Exame.

Idas ao banheiro durante a realização da prova

Durante o período da prova do Encceja 2019, o candidato poderá ir ao banheiro, porém acompanhado de um fiscal. Não será permitido ir ao banheiro do local de aplicação, após entregar a prova ao aplicador.


IMPORTANTE: O tipo de caneta utilizada para fazer a prova do Encceja deve ser de material transparente e tinta preta, como a caneta BIC, por exemplo.


4) Dicas de como se preparar para o Encceja 2019

Faltando pouco mais de um mês para a prova do Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, os candidatos estão em busca de dicas e formas para estudar e se dar bem no exame. Fique por dentro de todas as dicas de como se preparar para o Encceja 2019.

As provas do Encceja serão aplicadas no da 25 de agosto de 2019, em 611 municípios de todo o país, com horários no período da manha e no período da tarde. O exame visa a certificação de jovens acima da idade considerada normal para conclusão dos estudos nos ensinos Fundamental e Médio.

Como é a prova do Encceja 2019

Tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio, o exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. As provas do Encceja obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor. São aplicadas em um único dia, nos turnos matutino e vespertino.



Dicas de como se preparar para o Encceja 2019

Para se organizar, o candidato deve direcionar a atenção primeiro para as matérias cobradas no exame, que serão:

Ensino Fundamental

  • Ciências Naturais;
  • Matemática
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • História e Geografia.

Ensino Médio

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);
  • Matemática e suas Tecnologias.
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física);
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

Disponibilidade de tempo para estudar

Como sabemos, muitos candidatos não têm tanta disponibilidade de tempo para se dedicar aos estudos, mas o importante é manter uma dedicação e disciplina. Neste caso deve focar em:

  • Local apropriado – com pouco ou nenhuma interferência de barulho ou pessoas tirando a concentração.
  • Focar nas matérias mais difíceis – Na hora de estudar é importante dedicar mais tempo à aquelas matérias em que se tem mais dificuldade, justamente para tirar as suas dúvidas antes do dia da prova.
  • Treino da Redação – A redação é considerada por muitos a parte mais difícil de uma prova, então, nada melhor que treinar temas que já foram utilizados pelo próprio exame.
  • Material didático – se o candidato possuir possibilidades de adquirir o material de estudos, melhor ainda. Pois terá disponível em mãos os assuntos que deve focar.
  • Treino em provas anteriores – Como sabemos, o Inep, não disponibiliza as provas anteriores do Encceja, somente o gabarito, mas você pode utilizar provas do Enem para treinar.
  • Dedicação – O tempo é curto, são pouco mais de 30 dias para estudar, mas se houver dedicação durante esse período, o aproveitamento será considerável. Reserve uma ou das horas do seu dia para estudar, inclusive no final de semana.


Tags : EnccejaProva do EnccejaProvas
Redação

Autor (a) Redação


Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.



Deixe seu Comentário

avatar