Encceja Nacional será aplicado, em novo horário, no dia 19 de novembro

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2017) será aplicado, em novo horário, no dia 19 de novembro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) adiou a abertura dos portões para as 8h (horário oficial de Brasília).

Com a mudança, os portões serão fechados às 8h45. A aplicação das provas será das 9h às 13h. No turno vespertino, os horários também foram alterados e os portões ficarão abertos das 14h30 às 15h15. As provas serão aplicadas das 15h30 às 20h30.

Portões serão abertos às 8h da manhã e as provas aplicadas das 9h às 13h. No turno vespertino, os horários também foram alterados

Segundo o Inep, a decisão de adiar a abertura dos portões vai garantir que todos os candidatos possam acessar os locais de prova com mais comodidade e segurança. A retificação no edital foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (14).

O Inep explicou que a aplicação da prova será durante o Horário Brasileiro de Verão, que estará vigente nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Por isso, há casos de cidades que estarão com três horas de diferença do horário de Brasília, como em municípios da Região Norte.

Prova Encceja 2017

O Encceja 2017 será aplicado para 1.573.862 pessoas em 564 municípios. O exame é direcionado a jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir estudos em idade própria. É necessário ter, no mínimo, 15 anos de idade para quem busca a certificação do ensino fundamental e 18 anos para a do ensino médio.

O que é o Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi realizado pela primeira vez em 2002, para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio na idade adequada. Antes, a certificação para alunos da Educação der Jovens e Adultos (EJA) era feita por meio de provas realizadas pelas secretarias municipais ou estaduais de educação, outra opção para obtenção do certificado.

O Encceja é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação. O Exame é aplicado pelo Inep, mas a emissão dos documentos certificadores (certificado e declaração de proficiência) é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam Termo de Adesão ao Encceja Nacional.

O Exame tem quatro aplicações, com editais e cronogramas diferenciados: Encceja para residentes no Brasil (Encceja Nacional), Encceja para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas (Encceja Nacional PPL), Encceja para brasileiros residentes no exterior (Encceja Exterior) e Encceja para residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas (Encceja Exterior PPL). As aplicações fora do Brasil são feitas em parceira com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).