close

MEC irá antecipar a divulgação do Edital do Enem 2017 para fevereiro

As inscrições para o Enem 2017 deverão ocorrer no mês de maio como nos outros anos. Mas a divulgação do Edital do Enem ocorria antes disso para que possa ser consultado pelos candidatos.

O Edital do Enem é importante, pois lá contém as informações sobre a prova, data, horários e também locais de realização do exame. Com isso o MEC pretende coincidir com a consulta pública da prova que ocorre no até 10 de janeiro. Mas essas aplicações só devem ocorrer de fato em 2018, quando já está tudo organizado.

A consulta visa a elaboração das próximas duas edições do Enem, e através disso, buscar melhoria para a realização das provas de forma igualitária. Além das possíveis mudanças no Enem, que devem ocorrer já a partir desse ano, como a alteração de 02 dias de provas para apenas 01, mudanças na metodologia de aplicação das provas, sem que isso prejudique os candidatos. Aliás, a função principal do Enem a muito tempo foi alterada. No início de 1998, quando foi criado, o Enem tinha a única e exclusiva função de avaliar o desempenho dos estudantes que estavam finalizando seus estudos intermediários.

Mas como já sabemos, hoje o Enem vai além dessa avaliação e tornou-se o mais importante vestibular do país, com milhões de inscritos em busca de sua tão sonhada vaga no ensino superior. Seja através do Sisu, ProUni, Pronatec ou outo programa que, vinculado a ele, permite o acesso dessas pessoas ao ensino superior.

O que é o Pronatec?

Assim como o Sisu, o ProUni, e outros programas que foram criados pelo Governo Federal a fim de proporcionar o acesso ao ensino superior, o Pronatec é um Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, criado em 2011.

E isso tem proporcionado milhares de pessoas a buscarem seu crescimento profissional. Desde sua criação mais de 8 milhões de pessoas já foram beneficiadas pelo programa.

Gostou? Então compartilhe na sua rede social!

Márcia Rabelo

Tags : Edital
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

guest
2 Comentários
mais novo
mais velho mais votados
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários
Suelen Damasceno Coutinho
Suelen Damasceno Coutinho
3 anos atrás

eu gostaria de saber se já foi revogado a conclusão do ensino médio mediante a pontuação do ENEM? ou ainda será possível realizar a prova,e usar o certificado de conclusão,caso obtenha a pontuação estimada,para ingressar na faculdade?

Brendha Pales
Brendha Pales
3 anos atrás

E quem que fazer o Sisu ou uma faculdade com a nota do Enem