E Quem perdeu a prova do Encceja 2018? E agora?

As inscrições para o Encceja tiveram um número bastante expressivo, mais de 1,6 milhão de pessoas, mas como sabemos, infelizmente nem todos conseguiram comparecer no dia 05 para realizar a prova. Quem perdeu a prova do Encceja 2018? E agora? O número de ausências neste ano de 2018 também foi significativo, mais de 53% não compareceram do dia da prova.

Segundo informações divulgadas pelo Inep, dos 1.695.607 inscritos para o exame, somente 906.123 estiveram presentes. Mas esse número não foi uma surpresa, levando em conta os anos anteriores, que tiveram ausências de 56% em 2017 e 47% em 2014.

E de acordo com o edital e normas do Encceja, “o participante que não compareceu à aplicação das provas do Encceja 2018 nas áreas do conhecimento para as quais se inscreveu, e não justificar a ausência com os documentos aceitos, deverá ressarcir ao Inep o custo gasto com ele no Encceja Nacional 2018, acrescido da correção do IPCA 2018, caso queira se inscrever para o Encceja Nacional 2019”.

Como justificar a ausência na prova do Encceja?

Quem não compareceu no dia da prova, deverá justificar a sua ausência no Sistema de Inscrição do Encceja 2019 que ainda será aberto. Essa mudança no procedimento de inscrições ocorreu devido ao custo gasto pelo Inep na organização do evento e visando combater o desperdício do dinheiro público. Já para quem não conseguir fazer essa justificativa, terá de pagar a taxa no ato da inscrição do próximo Encceja.

Temas da redação do Encceja 2018

Assim como no Enem, a redação também é uma grande preocupação para os candidatos que prestam o Encceja, e este ano o tema da redação foi “Possibilidades de uma alimentação segura para a população brasileira” para o ensino fundamental e “Os riscos do trabalho noturno para a saúde do trabalhador” para o ensino médio.

Para que serve o Encceja

Durante muito tempo, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos não teve muita divulgação, já que o Enem servia para o mesmo propósito, que era Certificar aqueles que não conseguiram concluir os estudos na idade habitual. Porém desde 2017, o Enem não serve mais para essa finalidade, somente para quem deseja ingressar no ensino superior.

O Encceja é realizado anualmente, no Brasil e no exterior, a inscrição é gratuita e o candidato que conseguir a pontuação necessária obtém o certificado de conclusão, seja do Ensino Fundamental ou Médio.

Para isso, o candidato deve ter idade mínima de 18 anos para o ensino médio e 15 anos para o ensino fundamental. E a pontuação mínima é de 100 pontos em cada matéria de conhecimento.

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

1

Deixe seu Comentário

avatar
1 Comentar tópicos
0 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
1 Autores de comentários
Maria Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votados
Maria
Visitante
Maria

Eu tive crise de enxaqueca por isso não compareci para… Leia mais »

© 2018 vocênoenem Todos os direitos reservados.

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?