close

E Quem perdeu a prova do Encceja 2018? E agora?

As inscrições para o Encceja tiveram um número bastante expressivo, mais de 1,6 milhão de pessoas, mas como sabemos, infelizmente nem todos conseguiram comparecer no dia 05 para realizar a prova. Quem perdeu a prova do Encceja 2018? E agora? O número de ausências neste ano de 2018 também foi significativo, mais de 53% não compareceram do dia da prova.

Segundo informações divulgadas pelo Inep, dos 1.695.607 inscritos para o exame, somente 906.123 estiveram presentes. Mas esse número não foi uma surpresa, levando em conta os anos anteriores, que tiveram ausências de 56% em 2017 e 47% em 2014.

E de acordo com o edital e normas do Encceja, “o participante que não compareceu à aplicação das provas do Encceja 2018 nas áreas do conhecimento para as quais se inscreveu, e não justificar a ausência com os documentos aceitos, deverá ressarcir ao Inep o custo gasto com ele no Encceja Nacional 2018, acrescido da correção do IPCA 2018, caso queira se inscrever para o Encceja Nacional 2019”.

Como justificar a ausência na prova do Encceja?


Quem não compareceu no dia da prova, deverá justificar a sua ausência no Sistema de Inscrição do Encceja 2019 que ainda será aberto. Essa mudança no procedimento de inscrições ocorreu devido ao custo gasto pelo Inep na organização do evento e visando combater o desperdício do dinheiro público. Já para quem não conseguir fazer essa justificativa, terá de pagar a taxa no ato da inscrição do próximo Encceja.

Temas da redação do Encceja 2018

Assim como no Enem, a redação também é uma grande preocupação para os candidatos que prestam o Encceja, e este ano o tema da redação foi “Possibilidades de uma alimentação segura para a população brasileira” para o ensino fundamental e “Os riscos do trabalho noturno para a saúde do trabalhador” para o ensino médio.

Para que serve o Encceja


Durante muito tempo, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos não teve muita divulgação, já que o Enem servia para o mesmo propósito, que era Certificar aqueles que não conseguiram concluir os estudos na idade habitual. Porém desde 2017, o Enem não serve mais para essa finalidade, somente para quem deseja ingressar no ensino superior.

O Encceja é realizado anualmente, no Brasil e no exterior, a inscrição é gratuita e o candidato que conseguir a pontuação necessária obtém o certificado de conclusão, seja do Ensino Fundamental ou Médio.

Para isso, o candidato deve ter idade mínima de 18 anos para o ensino médio e 15 anos para o ensino fundamental. E a pontuação mínima é de 100 pontos em cada matéria de conhecimento.


Tags : EnccejaProva do Encceja
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

1
Deixe seu Comentário

avatar
1 Comentar tópicos
0 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
1 Autores de comentários
Maria Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votado
Maria
Visitante
Maria

Eu tive crise de enxaqueca por isso não compareci para prova como posso justificar minha ausência