Categorias: Encceja

Dúvidas sobre as inscrições para o Encceja 2020

Tire suas dúvidas sobre as inscrições para o Encceja 2020

O ano de 2020 está sendo de muitas dúvidas em todo o mundo, e devido a pandemia do Coronavirus, muitos eventos importantes estão sendo adiados ou cancelados. Com isso, surgem dúvidas sobre eventos governamentais no Brasil, que já fazem parte do cronograma nacional de educação, como é o caso do Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja, que possibilita a milhares de pessoas em todo o país, a obterem o diploma de primeiro e segundo grau. Tire suas dúvidas sobre as inscrições para o Encceja 2020.

Até o momento não há nenhuma informação sobre cancelamento ou adiamento do Encceja, e prova disso é que o Edital do Enem 2020 já foi liberado, e cujo cronograma já está confirmado. Como de costume, o Edital do Encceja é liberado em meados dos meses de abril ou maio, e até lá nos resta ficar ligados nas informações oficiais divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão responsável pela realização e aplicação do Encceja.

Como é feita a inscrição para o Encceja?

Assim que for liberado o Edital do Encceja, contendo todo cronograma e normas do exame, vai ficar mais fácil o planejamento. Até lá, é importante esclarecer algumas dúvidas, como por exemplo, como é feita a inscrição.

Primeiro, vamos identificar quem poderá fazer o Encceja 2020:

  • Precisa ter 15 anos completos na data da prova para o Ensino Fundamental;
  • e 18 anos completos na data da prova para o Ensino Médio.

A inscrição é feita somente pela internet, no endereço enccejanacional.inep.gov.br/encceja, e o candidato deve informar seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e data nascimento.

Além disso, o candidato deve preencher os dados solicitados para completar a inscrição, como: Nome completo, endereço, qual certificação de conclusão de ensino deseja pleitear, indicar o estado e o município onde realizará as provas, indicar a secretaria estadual de educação ou o instituto federal de educação, ciência e tecnologia a quem deseja solicitar o certificado de conclusão, preencher o questionário socioeconômico, informar um endereço de e-mail único e válido e um número de telefone fixo e/ou celular.

IMPORTANTE: Ao criar a senha de acesso, o candidato deve guardá-la para futuros acessos à Página do Participante, para verificar, por exemplo, qual o local de prova. Caso esqueça, será possível recuperá-la também na Página do Participante, por isso é importante informar um e-mail válido, para onde a nova senha será enviada.

Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

Deixe um comentário
Compartilhar
Publicado por

Posts Recentes

Prazo para envio de foto do Enem foi prorrogado

Após diversas reclamações de problemas para carregar a foto no site do Exame Nacional do… Leia mais

1 semana atrás

Mais de 500 mil inscritos no Enem 2020 são treineiros

Dos mais de 5,7 milhões de inscritos para o Enem, mais de 500 mil são… Leia mais

2 meses atrás

Enem será aplicado em janeiro de 2021

O Exame Nacional do Ensino Médio edição 2020 já tem data marcada para acontecer! A… Leia mais

4 meses atrás

Já escolheu as datas do Enem 2020?

Após o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio 2020, o Enem, o Inep lançou… Leia mais

4 meses atrás

Enquete Enem 2020: Novas Datas do Enem 2020

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, já têm disponível as datas… Leia mais

4 meses atrás

Enquete do Enem será entre 20 e 30 de junho

O Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, confirmou a realização da… Leia mais

4 meses atrás