Saiba quais os documentos necessários para fazer sua inscrição no Encceja
O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) tem como objetivo avaliar o desempenho escolar ao final do Ensino Médio. Qualquer pessoa que possua interesse pode participar dessa avaliação, porém àquelas com menos de 18 anos e que irão concluir o Ensino Médio após o ano letivo de 2017 só podem participar apenas como um treinamento. E para isso vamos orientar quais documentos são necessários para a inscrição no Encceja
A prova é destinada ao público com no mínimo 15 (quinze) anos completos na data da prova para o Ensino Fundamental. Já para o Ensino Médio, os interessados podem solicitar a certificação desde que tenham no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data da prova. Para realizar sua inscrição é necessário ter em mãos o número de seu CPF e RG. Para Brasileiros residentes no Exterior, além de informar o número de seu RG e CPF também será necessário anexar em sua inscrição o número de seu passaporte.
A inscrição será realizada via internet. Podem participar do Encceja jovens e adultos que não concluíram seus estudos na época adequada. Assim como jovens que estão cumprindo medida socioeducativa. Nesses casos o responsável pedagógico da instituição ficará encarregado de ler o edital e ver se o educando se encaixa nas normas exigidas.
Feita sua inscrição será gerado um cartão de confirmação, esse cartão ficará disponível em sua página e poderá ser impresso de acordo com o interesse de cada um. Esse cartão possuirá o número de inscrição, data, hora e local onde serão realizadas as provas. Também será gerada uma senha de acesso que deverá ser memorizada pelo candidato, o cartão de acesso assim como o número de inscrição e sua senha são de total responsabilidade do candidato. Deve ser muito bem guardada e poderá ser usada posteriormente para inscrição no SISU, PROUNI e FIES.
Alguns candidatos possuem atendimento específico são candidatos que possuam alguma deficiência ou necessidades especiais. O candidato deve informar todos os detalhes no ato da inscrição, além disso, devem possuir documentos que comprove suas necessidades, esse documento pode ser solicitado pelo INEP a qualquer momento. Em qualquer situação diferenciada como o caso de candidatos hospitalizados, esses por sua vez também devem possuir documentos que comprovem seu estado atual.
Exemplos de casos específicos que possuem atendimento especializado:
- Participantes de baixa visão;
- Cegueira;
- Visão monocular;
- Deficiências (Física, Auditiva, Intelectual, Surdez e Mental);
- Dislexia;
- Déficit de atenção;
- Autismo;
- Discalculia;
- Gestantes;
- Lactantes;
- Idosos
Aos interessados não percam a oportunidade, fiquem atentos aos editais, lembrando que a inscrição é totalmente gratuita.
Gostou? Então compartilhe na sua rede social!
Elaine Rezende