Categorias: Encceja 2021

Documentos necessários para a inscrição no Encceja

Saiba quais os documentos necessários para fazer sua inscrição no Encceja

O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) tem como objetivo avaliar o desempenho escolar ao final do Ensino Médio. Qualquer pessoa que possua interesse pode participar dessa avaliação, porém àquelas com menos de 18 anos e que irão concluir o Ensino Médio após o ano letivo de 2017 só podem participar apenas como um treinamento. E para isso vamos orientar quais documentos são necessários para a inscrição no Encceja

A prova é destinada ao público com no mínimo 15 (quinze) anos completos na data da prova para o Ensino Fundamental. Já para o Ensino Médio, os interessados podem solicitar a certificação desde que tenham no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data da prova. Para realizar sua inscrição é necessário ter em mãos o número de seu CPF e RG. Para Brasileiros residentes no Exterior, além de informar o número de seu RG e CPF também será necessário anexar em sua inscrição o número de seu passaporte.

A inscrição será realizada via internet. Podem participar do Encceja jovens e adultos que não concluíram seus estudos na época adequada. Assim como jovens que estão cumprindo medida socioeducativa. Nesses casos o responsável pedagógico da instituição ficará encarregado de ler o edital e ver se o educando se encaixa nas normas exigidas.

Feita sua inscrição será gerado um cartão de confirmação, esse cartão ficará disponível em sua página e poderá ser impresso de acordo com o interesse de cada um. Esse cartão possuirá o número de inscrição, data, hora e local onde serão realizadas as provas. Também será gerada uma senha de acesso que deverá ser memorizada pelo candidato, o cartão de acesso assim como o número de inscrição e sua senha são de total responsabilidade do candidato. Deve ser muito bem guardada e poderá ser usada posteriormente para inscrição no SISU, PROUNI e FIES.

Alguns candidatos possuem atendimento específico são candidatos que possuam alguma deficiência ou necessidades especiais. O candidato deve informar todos os detalhes no ato da inscrição, além disso, devem possuir documentos  que comprove suas necessidades, esse documento pode ser solicitado pelo INEP a qualquer momento. Em qualquer situação diferenciada como o caso de candidatos hospitalizados, esses por sua vez também devem possuir documentos que comprovem seu estado atual.

Exemplos de casos específicos que possuem atendimento especializado:

  • Participantes de baixa visão;
  • Cegueira;
  • Visão monocular;
  • Deficiências (Física, Auditiva, Intelectual, Surdez e Mental);
  • Dislexia;
  • Déficit de atenção;
  • Autismo;
  • Discalculia;
  • Gestantes;
  • Lactantes;
  • Idosos

Aos interessados não percam a oportunidade, fiquem atentos aos editais, lembrando que a inscrição é totalmente gratuita.

Gostou? Então compartilhe na sua rede social!

Elaine Rezende

Deixe um comentário
Compartilhar
Tags: Encceja

Posts Recentes

Divulgado Edital Parcial do Enem 2021

Diferentemente de anos anteriores, o Inep divulgou nesta segunda, 03, o edital do Exame Nacional… Leia mais

5 dias atrás

Inscrições abertas para o Sisu 2021

Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio em 2020, já podem se… Leia mais

1 mês atrás

Medias de Notas do Enem 2020

Apesar das dificuldades de acessos relatadas por diversos candidatos, os resultados do Enem foram liberados… Leia mais

1 mês atrás

Divulgação dos Resultados do Enem 2020

O Inep, autarquia responsável pela elaboração e aplicação do Enem, confirmou nesta sexta-feira a divulgação… Leia mais

1 mês atrás

Provas e Gabaritos do ENEM 2020

Treinar com provas antigas do Enem pode ajudar a se acostumar com o estilo das… Leia mais

3 meses atrás

Abstenção recorde marca primeiro dia do Enem 2020

O primeiro dia do Enem 2020 foi marcado pelo recorde de abstenções já registrado no… Leia mais

4 meses atrás