close

Inep confirma período de inscrições para o Enem 2020

As inscrições para o Enem 2020 já têm datas divulgadas pelo Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Para este ano de 2020, o Enem possui uma novidade, sendo aplicado em duas versões: O Enem digital e o impresso. Com a divulgação dos editais respectivos nesta terça, 31, o Ministro da Educação Abraham Weintraub, garantiu que a aplicação do Enem 2020 está garantida.

As duas versões do Enem terão datas diferentes de aplicações:

  • Enem Digital – 11 e 18 de outubro
  • Enem Impresso – 1º e 8 de novembro

O período de inscrição para ambas as versões serão o mesmo, entre as 10h do dia 11 de maio as 23h59 do dia 22 de maio de 2020 (horário de Brasília-DF). As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, através da Página do Participante do Enem. Para o Enem Digital serão 100 mil vagas disponíveis em diversas cidades do país.

Candidatos deverão fazer autenticação digital no portal do governo

O Inep pretende unificar o sistema de acessos dos usuários em todos os serviços digitais dos órgãos federais, e devido a isso, o candidato deve autenticar a senha de acessos na plataforma GOV.BR. Com isso, será possível ter acesso a todos os serviços digitais públicos federais com um único usuário e senha.

Como cadastrar?

  • Acesse a Página do Participante do Enem;
  • Clique no botão GOV.BR (localizado no canto superior da página);
  • No site, clique no botão “Acesso GOV.BR”;
  • Informe CPF, nome completo, e-mail, telefone;
  • Clique em registrar login e senha;

Após o cadastro, o usuário poderá utilizar o esmo login e senha para acessar todos os canais digitais do governo federal.

Pagamento da taxa do Enem 2020

Os candidatos que não forem isentos do pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2020, deverão imprimir a GRU, Guia de Recolhimento da União, no valor de R$ 85, entre os dias 11 e 28 de maio de 2020 para efetivar a sua inscrição no Exame nacional do Ensino Médio. O candidato deverá ficar atento ao horário de funcionamento bancário, pois pagamentos feitos após as 16h do dia 28 poderão não ser computados no mesmo dia, o que invalidaria a operação e consequentemente, a inscrição para o Enem. O pagamento poderá ser efetuado em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários.

Tags : EnemInscrições EnemIsenção da TaxaProvas EnemTaxa do Enem
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários