MEC divulga novo teto de financiamento do Fies
O Ministério da Educação divulgou o novo teto de financiamento do Fies, Financiamento Estudantil, válido para o segundo semestre de 2018. Antes, limitado em 30 mil, por semestre, passará para 42 mil, ou seja, 7 mil por mês. O novo teto foi divulgado pelo ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, denominado Novo Fies.
Segundo o Ministro, com o teto anterior, alunos interessados em cursos mais caros como de medicina, por exemplo, ficavam de fora da seleção, e a partir de agora com o novo teto poderão ser contemplados. No primeiro semestre de 2018, 35.866 estudantes fecharam novos contratos de financiamento e 16.351 estão em fase de tramitação do contrato para vagas remanescentes.
Outra mudança anunciada foi o mínimo de financiamento que chegará a 50% do valor, ou seja, se o curso custa 8 mil, o candidato terá, no mínimo, o financiamento de 4 mil. Essas mudanças serão válidas somente para o segundo semestre de 2018, não valendo para as vagas remanescente do 1º semestre/2018, que ainda estão disponíveis.
Como fazer a inscrição para as vagas remanescentes do Fies?
- tenha participado do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a zero;
- possua renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos.
Quem deseja solicitar o financiamento deve acessar a Página do Fies, e consultar as vagas disponíveis. Lá, o candidato deverá preencher o estado, Município, Universidade e curso. Assim, terá acesso a disponibilidade aos Campus e turno. Essas vagas do Fies 1º/2018 correspondem àquelas que não foram preenchidas no primeiro semestre.
A inscrição é feita exclusivamente pela internet e totalmente gratuita. E o candidato deve ter participado do Enem a partir de 2010, com média de notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero.