O Inep fez a divulgado parcial do Edital do Enem 2021
Diferentemente de anos anteriores, o Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, divulgou nesta segunda, 03, o edital do Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, contendo apenas as datas para justificativa de ausência e pedido de isenção da taxa de inscrição. E neste ano, os candidatos terão entre os dias 17 e 28 de maio de 2021 para fazer o pedido de isenção de pagamento da taxa. A isenção é liberada para candidatos que estão finalizando o ensino médio em escola publica ou como bolsista em escola particular.
Motivos para justificativa de ausência no Enem anterior:
- Assalto ou furto;
- Acidente de trânsito;
- Casamento ou União Estável;
- Morte na família;
- Maternidade ou paternidade;
- Acompanhamento de cônjuge ou companheiro;
- Privação de liberdade;
- Internação ou repouso médico ou odontológico;
- Trabalho ou deslocamento a trabalho;
- Intercâmbio acadêmico;
- Atividade curricular.
Lembrando que, para qualquer uma das justificativas acima, o candidato deve obter p documento probatório oficial de cada órgão. Não serão aceitas autodeclarações ou oriunda de pais e responsáveis. Para saber mais detalhes, acesse o link do edital do Enem divulgado nesta segunda.
Cronograma da Isenção de pagamento da taxa do Enem 2021
Conforme a divulgação do Edital, o cronograma para o pedido e demais divulgações sobre a isenção será:
- De 17 a 28/05: justificativa de ausência no Enem 2020 e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021;
- Dia 09/06: resultado da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021;
- De 14 a 18/06: recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021;
- Dia 25/06: resultado do recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021.
Critérios para pedido de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021
- Estudantes que estão terminando o ensino médio de escolas públicas;
- Estudante que esteja ou tenha terminado o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em colégio particular, tendo renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa;
- E inscrito no CadÚnico com Número de Identificação Social (NIS) próprio e ativo, que requer: renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Candidatos que tiveram o pedido de isenção aceito no ano de 2020 e não comparecerem nos dias de provas, precisarão justificar a ausência para obter a isenção em 2021. Caso contrário, terá que arcar com o custo da inscrição no exame, cujo valor será divulgado em outra etapa de liberação do edital. Tanto para justificar como para solicitar a isenção, o candidato deve acessar a Página do Participante do Enem através do site oficial.