close

Saiba tudo sobre a divulgação do Cronograma do Sisu 2019

O Sisu, Sistema de Seleção Unificada, é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. Saiba tudo sobre a divulgação do Cronograma do Sisu 2019, assim como o procedimento de participação no programa.

A liberação de vagas é feita duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre e varia de acordo com o número de vagas disponíveis ofertadas pelas instituições públicas.

Qual o Cronograma do Sisu 2019?

Saiba tudo sobre a divulgação do Cronograma do Sisu 2019
  • Inscrições: 22/01 a 25/01
  • Liberação do Resultado: 28/01
  • Prazo para participar de Lista de Espera: 28/01 a 04/02
  • Matrícula da chamada regular: 30/01 a 04/02
  • Convocação da Lista de Espera: 07/02

Como é feita a inscrição para o Sisu 2019?

Para se inscrever é preciso:

  • Ter feito o Enem de 2018
  • Ter obtido na redação nota que não seja zero
  • Número de inscrição e a senha do Enem de 2018 (Caso o candidato não se lembre do número de inscrição ou da senha, pode recuperá-los na página do Enem)
  • É feita exclusivamente pela internet, na página do Sisu
  • Disponibilidade para inscrição dos candidatos de 22 de janeiro de 2019 até as 23h59 de 25 de janeiro de 2019
  • Precisa apenas de seu número de inscrição e senha cadastrados no Enem de 2018 (É necessário, no entanto, que o candidato esteja atento aos documentos exigidos pelas instituições para a efetivação da matrícula, em caso de aprovação)
  • Ao finalizar a inscrição, o sistema possibilita ao candidato imprimir seu comprovante.

Algumas instituições adotam notas mínimas e/ou médias mínimas para inscrição em determinados cursos.


Como é calculada a nota de Corte do Enem para o Sisu 2019?

Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

Como saber o Resultado do Sisu 2019?

Para saber o Resultado do Sisu 2019, o candidato pode acessar a própria página do Sisu e verificar no link “Ver Resultados”. Além disso, pode ser verificado pela central do MEC no telefone 0800 616161.

Como proceder em caso de ser selecionado pelo Sisu 2019?

Os candidatos que forem selecionados devem entrar em contato com a instituição de imediato para verificar a documentação necessária para não ter problema na hora de efetivar a matrícula. O prazo para a efetivação da matrícula está definido no cronograma do Sisu.


Como Funciona a Lista de Espera do Sisu 2019?

A Lista de Espera do Sisu 2019 estará aberta de 28/01 a 04/02, e os candidatos que não forem selecionados na primeira chamada podem manifestar interesse em participar da Lista de Espera do Sisu 2019 para a primeira ou segunda opção de curso para o qual optou por concorrer em sua inscrição.

Como manifestar interesse em participar da Lista de Espera do Sisu 2019?

O candidato que tiver interesse em participar da Lista de Espera do Sisu 2019 deve acessar o sistema durante o período especificado no cronograma e, em seu boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu 2019.

Atenção: Certifique-se de que sua manifestação foi realizada. Ao finalizar a manifestação o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.


Como é possível acompanhar a Lista de Espera do Sisu 2019?

O candidato deve acompanhar as convocações da lista de espera junto à instituição na qual tenha manifestado interesse, pois a responsabilidade da convocação dos candidatos para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino.

IMPORTANTE:

O Sisu realiza dois processos seletivos por ano: um no início do primeiro semestre e outro no início do segundo semestre.



Tags : Inscrição SisuSisu
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.



Deixe seu Comentário

avatar