close
Sisu

Diferença entre nota de corte e nota mínima do Sisu

Saiba qual a diferença entre nota de corte e nota mínima do Sisu

As inscrições para o Sisu do primeiro semestre de 2017 começaram em 24 de janeiro e muita gente já garantiu sua inscrição com a nota do Enem, mas o sistema não é lá muito simples, o que acaba gerando dúvidas, como “qual a diferença entre nota de corte e nota mínima do Sisu”.

A diferença entre nota de corte e nota mínima do Sisu é que a nota de corte é dinâmica, depende do desempenho no Enem dos alunos que estão concorrendo àquela vaga, e a nota mínima é fixa, determinada pela faculdade.

A gente explica melhor cada uma delas. Vem com a gente!

Nota Mínima do Sisu

Algumas faculdades exigem que o candidato alcance um desempenho mínimo na média geral do Enem e/ou em áreas do conhecimento específicas. Isso é a nota mínima do Sisu.

Por exemplo, para poder concorrer a uma vaga no curso de Engenharia Ambiental na USP pelo Sisu neste primeiro semestre de 2017 é preciso ter tirado pelo menos 750 em Matemática e suas Tecnologias, 650 em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, 600 em Redação, 600 em Ciências Humanas e suas Tecnologias e 600 em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, no Enem.

Nesse exemplo, essas são as notas mínimas do Sisu determinadas pela universidade para esse curso. Assim, as pessoas que tiraram notas inferiores a essas não podem se inscrever para as vagas do Sisu de Engenharia Ambiental na USP.

Já na UFRJ, para qualquer curso, só é exigida nota mínima do Sisu para a Redação (300). Nas demais áreas do conhecimento, basta que o candidato não tenha zerado a prova.

Nota de Corte do Sisu

Diferente da nota mínima do Sisu, a nota de corte não é fixada pela faculdade. A nota de corte do Sisu é a nota do último candidato que entrou no curso.

Por exemplo, se o curso tem 20 vagas, a nota de corte é a nota do 20º colocado, ou seja, é a menor nota possível para ficar entre os selecionados de um curso. Portanto, quanto melhor for o desempenho no Enem dos candidatos que estão concorrendo àquela vaga, mais alta será a nota de corte.

Ela deve mudar até o último minuto das inscrições, porque só é possível defini-la depois que todos os candidatos cadastrarem suas notas. Isso acontece porque enquanto as inscrições estiverem abertas, alguém com uma nota mais alta ainda pode se inscrever e alterar a nota de corte.

Todos os dias, enquanto rolam as inscrições para o Sisu – até 29 de janeiro – a nota de corte para cada curso em cada faculdade é recalculada e divulgada pelo MEC. Para verificar, acesse http://sisu.mec.gov.br e procure pelo seu curso de interesse na pesquisa de vagas.

 

*Com informações do Quero Bolsa

Tags : Sisu
Redação

Autor (a) Redação

Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.

guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários