close

Enem 2015: prova de língua estrangeira exige olhar cotidiano

Apesar de representar uma pequena parte do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com apenas 5 questões, a prova de língua estrangeira merece a atenção dos estudantes, já que todo ponto pode ser decisivo na disputa por uma vaga na universidade.

No segundo episódio da websérie Fica a Dica Enem, o professor Ricardo Tobé dá dicas sobre as competências que são exigidas na prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

 

 

Quer saber que dicas são essas? Vamos lá: a prova do Enem foca no objetivo do uso da língua estrangeira, ou seja, aquilo para o que precisamos utilizar o inglês ou o espanhol no nosso cotidiano. Baseado nesse pressuposto, ele aponta quatro competências que são esperadas que os estudantes dominem na prova. Confira abaixo.


1) Associar vocábulos a temas do cotidiano

A prova do Enem procura priorizar os assuntos do dia a dia. Assim, o estudante deve ficar atento para as palavras no idioma estrangeiro que são utilizadas no seu cotidiano. Se um aluno, por exemplo, vai a um restaurante, e se depara com a palavra “self service”, ele deve ser capaz de relacioná-la com seu contexto. Ele deve se perguntar o que é “self-service” e ser capaz de perceber que o significado da palavra diz respeito ao fato das pessoas servirem a comida a elas próprias.


2) Utilizar a língua estrangeira para acessar mais informações

Em uma questão do Enem de 2013, era citada uma situação em que duas pessoas se encontravam em uma disputa onde elas não usavam armas convencionais, mas um “joystick”. Sabendo que a palavra “joystick” significava controle de videogame, o candidato pode inferir do que se tratava a disputa.

3) Utilizar a língua estrangeira para relacionar temas e usos sociais

Na prova do Enem de 2012, de acordo com o professor Tobé, a música “Duerme Negrito”, da cantora argentina Mercedes Sosa, foi utilizada para mostrar uma questão social, retratando a situação de uma mãe que tinha que deixar o filho para poder ir trabalhar; as relações entre brancos e negros e entre trabalhadores e patrões.


4) Reconhecer a língua estrangeira como fonte de cultura

É muito importante que, além das competências já citadas, o estudante identifique o idioma estrangeiro como fonte de sua cultura. Desta forma é que em edições anteriores já foram utilizadas letras de música do Coldplay, do Bob Marley e até mesmo um texto sobre tango. Fonte: Portal EBC

 



Tags : EnemProvas
Redação

Autor (a) Redação


Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.



Deixe seu Comentário

avatar