close

Dicas de Língua Portuguesa para o ENEM 2018

Quanto mais estudamos, mais conhecimentos adquirimos. O ENEM 2018 não está tão próximo, mas o quanto antes você começar a se preparar, maiores serão as chances de conseguir uma boa nota. Muitos são os candidatos que deixam para estudar próximo a data da prova e acabam acumulando muitas matérias. Comece a estudar agora com calma, programe-se e vá tirando todas suas dúvidas. Quando o tão esperado dia chegar você está preparado e pronto para se destacar dentre os outros candidatos. Veja aqui as dicas de Língua Portuguesa para o ENEM 2018.

Abaixo serão relacionadas dicas de estudo da Língua Portuguesa para o ENEM 2018:

Verbos – A melhor forma de estudar verbo é observar, em textos diversos, como um tempo pode substituir outro para realçar a construção de sentido em um texto. Você deve saber usar os modos imperativo, subjuntivo e indicativo e relacionar os tempos.

Categorias Gramaticais – Priorize pronome, conjunção, advérbio, substantivo e adjetivo. É importante perceber, por exemplo, que pronomes e advérbios funcionam como elementos de coesão e de coerência no texto e que são explorados em seu caráter remissivo – empregados na substituição de um determinado termo.

Sintaxe – Nos períodos compostos, por exemplo, é importante perceber a variação de sentido proporcionada pela escolha de uma determinada conjunção ou conectivo. Saiba identificar desvios de regência e de concordância.

Figuras de Linguagem – Estude todas as figuras – especialmente metáfora, gradação, ironia e paradoxo – e atente para as nuances de sentido que elas provocam. Atenção para os efeitos causados pela conotação (linguagem figurada) nas situações comunicativas.

Variante Linguística – Além de saber identificar o tipo de variante empregada – regional, popular, culta – é importante notar a interferência dela na organização do texto. As variantes são responsáveis pela identidade do enunciador, por isso fique atento à intencionalidade na escolha desse registro.

Gênero Textual – Centre na identificação dos gêneros (carta, editorial, resenha, publicidade, quadrinhos, etc.) e na sua intencionalidade.

Recursos Linguísticos – Rever exercícios com polissemia (palavra que apresenta vários sentidos). Ela pode enfatizar uma determinada intenção comunicativa ou simplesmente tornar o texto confuso e ambíguo. Ironia também é importante. Fique atento à intencionalidade de cada discurso para perceber o humor, o desvio ou a sutileza de sentido.

Estrutura e Formação de Palavras – Atente para prefixos (negação, por exemplo) e sufixos (diminutivo e aumentativo, por exemplo) que podem tornar a palavra mais enfática. Peças publicitárias e textos literários exploram bastante essas possibilidades.

Linguagem Verbal e não Verbal –  Quadrinhos e charges ajudam a compreender a relação entre linguagem verbal (texto) e não verbal (imagem). Treine com eles.

Para se preparar para o Enem 2018, a leitura é a sua principal ferramenta, leia diferentes gêneros textuais, mas não leia despretensiosamente, seja um leitor competente, compare informações, leia o que está nas linhas, mas principalmente analise as entrelinhas, faça referências, perceba a pontuação, lembre-se de que tudo o que está no texto é importante e deve ser analisado. É importante analisar também se o texto utiliza-se da linguagem denotativa ou conotativa, pois, para cada tipo de linguagem, é necessário que se utilize “um tipo de óculos”, ou seja, a visão deve ser diferente para cada tipo de texto, pois ou as palavras deverão ser entendidas em sentido literal, real, da forma que aparecem no dicionário (linguagem denotativa), ou deverão ser vistas em sentido figurado, ou seja, fora de seu uso comum, portanto, para serem entendidas, devem ser interpretadas. Bons estudos! Dúvidas acesse nossa página.

Gostou? Então compartilhe na sua rede social!

Elaine Rezende

Tags : Enem
Elaine Galan

Autor (a) Elaine Galan

Formou-se na instituição de ensino CECA Casimiro de Abreu, autora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50.

guest
1 Comentário
mais novo
mais velho mais votados
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários
MARIA LÚCIA
MARIA LÚCIA
2 anos atrás

A última vez que fiz as provas do ENEM,se eu não estou enganada foi em 2009,a inscrição era feita em abril e as provas feitas em agosto do mesmo ano,tínhamos 4 hs e meia para fazer todo o exame,eu estava com dengue e não sabia ainda porque era a primeira vez que tive dengue,me lembro que eu estava com muita dor de cabeça, e mesmo assim tirei boa nota,consegui uma bolsa de estudo do PROUNI.