close

Quais serão os próximos passos depois da prova do Encceja 2019

Depois da aplicação das provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, os candidatos terão uma nova etapa no processo de Certificação, afinal, ainda não será possível saber a nota obtida no exame. Quais serão os próximos passos depois da prova do Encceja 2019?

A partir de agora, os candidatos terão de aguardar a liberação do Gabarito e dos Resultados Individuais do Encceja. Entenda como funciona cada um e quando serão divulgados pelo Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que é o órgão responsável pela organização e aplicação do Encceja.

Liberação do Gabarito Oficial do Encceja 2019

Segundo o que já foi divulgado no edital do próprio Encceja, o Gabarito Oficial do Exame só será liberado no décimo dia útil após a aplicação das provas, ou seja, dia 06 de setembro de 2019. Mas, como trata-se de uma sexta, véspera de final de semana, pode ser que isso ocorra somente na segunda-feira seguinte, dia 09.


O Gabarito Oficial do Encceja será liberado na Página do Inep e não na Página do Participante do Encceja. Porém, não será possível saber a nota tirada ou se o candidato conseguiu obter a nota mínima exigida para Certificação, pois o peso de cada questão é diferente, com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI). A nota mesmo só poderá ser visualizada na liberação do Resultado Individual do Encceja.


Liberação do Resultado Individual do Encceja 2019

Os candidatos só saberão a nota que conseguiu no Encceja após a divulgação dos Resultados Individuais, e isso só será possível no final do ano. O edital do Encceja não informa a data exata da divulgação dos Resultados Individuais, mas com base em liberações de anos anteriores, isso deve ocorrer no mês de novembro 2019. A liberação dos Resultados Individuais será feita na Página do Participante do Encceja, e para acessar, o candidato deve ter em mãos o CPF e a senha cadastrada na inscrição.

Solicitando o Certificado do Encceja 2019

A solicitação do Certificado do Encceja só poderá ser feita após a liberação dos Resultados Individuais, e ela deve ser feita diretamente na Secretaria Estadual de Educação ou Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, cuja indicação foi feita pelo candidato no ato da inscrição do Encceja.


E quem não conseguir a nota em todas as matérias do Encceja 2019?

O candidato que conseguiu obter a nota mínima em parte das matérias, conseguirá a Declaração Parcial de Proficiência nas provas em que obtiver nota suficiente, ou seja, no ano seguinte só precisará fazer as provas das matérias que ficaram faltando.

IMPORTANTE: É de responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, o uso dos resultados do Exame e a emissão dos documentos necessários para a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio e a emissão da Declaração Parcial de Proficiência aos participantes. Para 2019, são 383 instituições certificadoras cadastradas.




Tags : EnccejaGabaritoResultado
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo


Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.



Deixe seu Comentário

avatar