Data de divulgação das Notas do Enem 2016

MEC define data de divulgação das notas do Enem 2016

MEC definiu a data de divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. As consultas poderão ser feitas no dia 19 de janeiro de 2017.

O Enem foi aplicado no início de novembro para 5,8 milhões de candidatos. Um grupo de 277.624 estudantes, no entanto, teve o exame adiado. De acordo com o Inep, dos inscritos para a segunda aplicação, 273.521 não puderam participar do Enem regular por causa das ocupações em escolas, universidades e institutos federais, enquanto 4.103 candidatos foram afetados por contingências como a interrupção do fornecimento de energia elétrica.

As notas da prova podem ser usadas para pleitear vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para pedir bolsas no ensino superior privado pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, os candidatos com mais de 18 anos podem usar o Enem para receber a certificação do ensino médio.

Como me inscrever no Sisu 2017.

Após a divulgação das notas do Enem 2016, serão abertas as inscrições para o Sisu 2017, que é o Sistema de Seleção Unificado, onde as universidades dispõem de vagas restantes e os candidatos podem concorrer a uma delas, através da nota do Enem. O Sisu acontece duas vezes no ano, no início do semestre letivo.

Podendo escolher até 2 cursos na mesma instituição, é importante ficar atento também a nota de corte, assim você pode escolher um curso onde a concorrência seja de acordo com a sua nota e assim, poder ser selecionado para entrar em uma universidade pública de sua preferência.

É importante ficar atento em relação aos prazos de inscrição, sendo abertas sempre no início do ano letivo de cada semestre, e devido ao grande número de acessos, em vários casos os candidatos relatam problemas com a lentidão do sistema.

Cada universidade dispõe de nota mínima para cada curso, o que poderá impedir a seleção dependendo da sua nota final no Enem. Além disso, também dão preferencias para candidatos que tiveram um melhor desempenho nas disciplinas que tem ligação com o curso escolhido. Por exemplo, se você optar por Física, sua nota em Ciência da natureza poderá ser decisiva.

O candidato poderá ser selecionado na primeira chamada ou aguardar na espera pela segunda chamada.

Redação

Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.

Deixe um comentário
Compartilhar
Publicado por
Tags: Nota

Posts Recentes

Último dia para pagar o boleto do Enem 2021

Termina nesta segunda, 19, o prazo para os candidatos que não são isentos da taxa… Leia mais

1 semana atrás

Inscrições para o Enem 2021 terminam amanhã

O Enem possibilita que milhares de pessoas ingressem no ensino superior em instituições públicas e… Leia mais

2 semanas atrás

Inep divulga editais do Sisu, ProUni e Fies 2021

O Inep divulgou nesta segunda, 28, os editais do Sisu, ProUni e Fies 2021 para… Leia mais

4 semanas atrás

Inscrições para o Enem 2021 começam nesta semana

Falta pouco para o início das inscrições para o Enem 2021. De acordo com o… Leia mais

4 semanas atrás

Inscrições para o Enem começam em 30 de junho

O Enem 2021 já tem data marcada para acontecer, assim como para se inscrever. Os… Leia mais

1 mês atrás

Ministro confirma Enem 2021 para novembro

O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, confirmou nesta segunda, 31, a aplicação do Enem 2021… Leia mais

2 meses atrás