Categorias: ENEM 2021

Data de divulgação das Notas do Enem 2016

MEC define data de divulgação das notas do Enem 2016

MEC definiu a data de divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. As consultas poderão ser feitas no dia 19 de janeiro de 2017.

O Enem foi aplicado no início de novembro para 5,8 milhões de candidatos. Um grupo de 277.624 estudantes, no entanto, teve o exame adiado. De acordo com o Inep, dos inscritos para a segunda aplicação, 273.521 não puderam participar do Enem regular por causa das ocupações em escolas, universidades e institutos federais, enquanto 4.103 candidatos foram afetados por contingências como a interrupção do fornecimento de energia elétrica.

As notas da prova podem ser usadas para pleitear vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para pedir bolsas no ensino superior privado pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, os candidatos com mais de 18 anos podem usar o Enem para receber a certificação do ensino médio.

Como me inscrever no Sisu 2017.

Após a divulgação das notas do Enem 2016, serão abertas as inscrições para o Sisu 2017, que é o Sistema de Seleção Unificado, onde as universidades dispõem de vagas restantes e os candidatos podem concorrer a uma delas, através da nota do Enem. O Sisu acontece duas vezes no ano, no início do semestre letivo.

Podendo escolher até 2 cursos na mesma instituição, é importante ficar atento também a nota de corte, assim você pode escolher um curso onde a concorrência seja de acordo com a sua nota e assim, poder ser selecionado para entrar em uma universidade pública de sua preferência.

É importante ficar atento em relação aos prazos de inscrição, sendo abertas sempre no início do ano letivo de cada semestre, e devido ao grande número de acessos, em vários casos os candidatos relatam problemas com a lentidão do sistema.

Cada universidade dispõe de nota mínima para cada curso, o que poderá impedir a seleção dependendo da sua nota final no Enem. Além disso, também dão preferencias para candidatos que tiveram um melhor desempenho nas disciplinas que tem ligação com o curso escolhido. Por exemplo, se você optar por Física, sua nota em Ciência da natureza poderá ser decisiva.

O candidato poderá ser selecionado na primeira chamada ou aguardar na espera pela segunda chamada.

Deixe um comentário
Compartilhar
Tags: Nota

Posts Recentes

Divulgado Edital Parcial do Enem 2021

Diferentemente de anos anteriores, o Inep divulgou nesta segunda, 03, o edital do Exame Nacional… Leia mais

1 dia atrás

Inscrições abertas para o Sisu 2021

Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio em 2020, já podem se… Leia mais

4 semanas atrás

Medias de Notas do Enem 2020

Apesar das dificuldades de acessos relatadas por diversos candidatos, os resultados do Enem foram liberados… Leia mais

1 mês atrás

Divulgação dos Resultados do Enem 2020

O Inep, autarquia responsável pela elaboração e aplicação do Enem, confirmou nesta sexta-feira a divulgação… Leia mais

1 mês atrás

Provas e Gabaritos do ENEM 2020

Treinar com provas antigas do Enem pode ajudar a se acostumar com o estilo das… Leia mais

3 meses atrás

Abstenção recorde marca primeiro dia do Enem 2020

O primeiro dia do Enem 2020 foi marcado pelo recorde de abstenções já registrado no… Leia mais

4 meses atrás