Categorias: Enem

Data de inscrição para o Enem 2018

Fiquem atentos para a data de Inscrição para o ENEM 2018

Conseguir uma vaga em uma universidade pública não é tarefa fácil, é preciso muitas horas de estudo e dedicação. O Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, é uma prova elaborada pelo Ministério da Educação para verificar o domínio de competências e habilidades dos estudantes que concluíram o ensino médio. Fiquem atentos para a data de Inscrição para o ENEM 2018.

O Enem é composto por quatro provas de múltipla escolha, com 45 questões cada, e uma redação. Aos candidatos que pretendem participar do ENEM 2018 devem começar a se dedicar desde agora. As notas obtidas no Exame podem ser um passe direto para o ingresso em cursos de graduação oferecidos por instituições de ensino superior em universidades públicas ou particulares em todo o país. Quanto maior for à nota obtida maiores serão as chances de o candidato conseguir ingressar na universidade de seus sonhos.

Para que serve o Enem

Com mais de seis milhões de inscrições por ano, o Exame é utilizado pelo governo para acompanhar a qualidade do ensino no país e orientar a elaboração e implementação de políticas públicas na área de educação. Já para os estudantes, é usado como critério de seleção para bolsas parciais ou integrais (Programa Universidade para Todos – Prouni); obtenção de financiamento de graduação (Fundo de Financiamento Estudantil – Fies); complemento ou substituição de vestibulares (Sistema de Seleção Unificada – Sisu); ou ainda, em seleção de cotistas.

Como fazer a sua inscrição para o Enem 2018

As inscrições para o Enem 2018 começaram em 07 de maio e vão até o dia 18 de maio de 2018. As inscrições serão abertas por volta das 10h da manhã e encerradas às 23h59min do último dia, levando em consideração o horário oficial de Brasília/DF.

Para fazer a inscrição ENEM 2018 basta acessar o site do Enem, clicar na Página do Participante e ficar de olho quando as inscrições começarão. É indispensável que você tenha o Documento de Identidade (RG) e CPF em mãos na hora de fazer a sua inscrição. Estes são documentos obrigatórios para você se inscrever, assim como outros pré-requisitos como um endereço e um e-mail válidos.

No momento da inscrição todos os candidatos do Enem 2018 devem realizar o cadastro de uma senha pessoal. A senha deve ser composta de 6 a 10 caracteres, sendo que as letras terão distinção entre maiúsculas e minúsculas. Esta senha será solicitada em várias etapas do Enem e para participar de programas como o SISU, ProUni e FIES. Caso posteriormente o estudante esqueça a senha cadastrada será possível recuperá-la através do e-mail informado ou mensagem de SMS.

Elaine Galan

Formou-se na instituição de ensino CECA Casimiro de Abreu, autora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50.

Deixe um comentário
Compartilhar
Publicado por

Posts Recentes

Questões do Enem de 2009 a 2019

Os alunos que vão prestar o Enem contam com mais uma ferramenta pública para auxiliar… Leia mais

3 semanas atrás

Prazo para envio de foto do Enem foi prorrogado

Após diversas reclamações de problemas para carregar a foto no site do Exame Nacional do… Leia mais

1 mês atrás

Mais de 500 mil inscritos no Enem 2020 são treineiros

Dos mais de 5,7 milhões de inscritos para o Enem, mais de 500 mil são… Leia mais

3 meses atrás

Enem será aplicado em janeiro de 2021

O Exame Nacional do Ensino Médio edição 2020 já tem data marcada para acontecer! A… Leia mais

5 meses atrás

Já escolheu as datas do Enem 2020?

Após o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio 2020, o Enem, o Inep lançou… Leia mais

2 semanas atrás

Enquete Enem 2020: Novas Datas do Enem 2020

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, já têm disponível as datas… Leia mais

2 semanas atrás