close

Veja como irá funcionar a correção da redação do Enem 2016

A correção da redação do Enem é líder de reclamações dos estudantes que participam do exame nacional. A impossibilidade de solicitar revisão de nota e de descobrir o motivo da redação ter sido zerada deixa os estudantes inconformados, fazendo com que alguns até entrem na Justiça para rever a nota, mesmo sabendo que a chance de sucesso é pouca.

A redação será corrigida por dois corretores de forma independente. Cada um atribuirá uma nota entre 0 (zero) e 200 (duzentos) pontos para cada uma das cinco competências mencionadas acima. A nota total de cada corretor corresponde à soma das notas atribuídas a cada uma das competências. A nota final da redação será a média aritmética –a soma das duas notas, dividida por dois.

Se tiver uma diferença de 100 pontos ou mais entre as duas notas totais (que vai de zero 0 a 1.000) ou se a diferença de suas notas em qualquer uma das competências for superior a 80 pontos, a redação vai ser corrigida pela terceira vez.

Caso não haja discrepância entre o terceiro corretor e pelo menos um dos outros dois corretores, a nota final do participante será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem, sendo descartadas as notas não convergentes.

Se as notas dadas pelo terceiro corretor apresentarem discrepância com os outros dois corretores, haverá novo recurso de ofício e a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores que atribuirá a nota final ao participante, sendo descartadas as notas anteriores.

Como a minha redação será avaliada?

As redações do Enem são avaliadas de acordo com cinco competências:

  1. Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
  2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  5. Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Minha redação pode ser zerada ou anulada?

O Edital do Enem prevê sete situações em que a redação do participante pode ser zerada ou anulada:

  1. Fuga total ao tema;
  2. Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
  3. Texto com até 7 linhas;
  4. Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
  5. Desrespeito aos direitos humanos;
  6. Redação em branco, mesmo com texto em rascunho.
  7. Cópia do texto motivador

Desde o Enem 2012 o MEC disponibiliza o espelho da correção da redação. No entanto, o participante ainda não pode solicitar revisão da nota. Vale lembrar que a maioria das universidades também não aceita revisão da nota das redações em seus vestibulares. Apesar das reclamações, o critério de correção da redação do Enem é mais rigoroso do que qualquer vestibular do Brasil.

Tags : Redação ENEM
Redação

Autor (a) Redação

Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.

guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários