Veja como são feitas as consultas de vagas do Sisu 2023

Com a divulgação dos Resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio feita nesta quinta, 09, os estudantes já podem também consultar as vagas disponíveis pelo Sistema de Seleção Unificada, Sisu, cujo objetivo é a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país.  As vagas podem ser consultadas por curso, município ou instituições, e pode ser feito através do site Oficial do Sisu.

Para consultar as vagas disponíveis, basta acessar o site Oficial do Sisu, e digitar o curso desejado. Será possível visualizar a lista de todas as instituições públicas do país onde há oferta de vagas para o curso mencionado. Da mesma forma poderá ser feito pelo local ou pela própria instituição. O resultado será a lista liberada de acordo com a pesquisa realizada pelo candidato.

Cronograma completo do Sisu 2023

Algumas datas ainda não foram confirmadas pelo Inep, o que deve ocorrer assim que o edital do Sisu 2023 seja liberado.

  • Inscrições: 16 a 24 de fevereiro
  • Resultado: 28 de fevereiro
  • Manifestações da lista de espera: a ser divulgado
  • Matrícula: ainda não foi divulgado: a ser divulgado
  • Chamadas da lista de espera: a ser divulgado

Como funciona a nota de corte do Sisu

A nota de corte é calculada pela nota dos candidatos, número de vagas disponíveis e o total de candidatos inscritos para aquela vaga, sendo feito uma vez ao dia durante o processo seletivo das vagas. A nota será feita de acordo com as notas dos inscritos nas vagas, ou seja, quanto maior mais chances, mas isso não garante que seja selecionado. A nota de corte é a nota do candidato que ocupa a última vaga ofertada para a opção de curso/modalidade de concorrência.

Passo a passo para inscrição e escolha do curso no Sisu 2023

  • Acessar o gov.br – Para se inscrever, o candidato deve entrar no Acesso Único do Governo Federal. Caso tenha esquecido a senha, basta acessar o link e clicar em “Esqueci minha senha”. Após acessar o link, lembre-se de confirmar se os seus dados cadastrais do Sisu estão atualizados.
  • Escolhendo os cursos – O candidato poderá escolher até duas opções de cursos, em ordem de preferência. No passo a passo: Fazer a inscrição na 1ª opção – Escolher o curso – Tipo de modalidade – Confirmar inscrição. Deverá fazer o mesmo processo para a 2ª opção de curso.
  • Acompanhando as notas – Durante o processo seletivo, o candidato poderá mudar a opção de curso, uma vez que é possível acompanhar a nota de corte de cada curso e instituição, e aumentar as suas chances de conquistar uma vaga.

Sendo aprovado, o candidato será informado sobre a documentação necessária. Caso seja selecionado em 2ª opção, poderá também optar por participar da Lista de Espera, caso não seja o curso que realmente deseja, e tentar uma segunda vez a seleção.