close

Confira o passo a passo para consultar os locais de prova do Encceja 2019

Os participantes da edição de 2019 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) já podem consultar os locais onde farão as provas, que serão realizadas no próximo domingo, dia 25 agosto. A informação está disponível no Cartão de Confirmação de Inscrição, acessado na página do participante.

Para auxiliar os participantes a identificarem na página o local de prova, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) elaborou um passo a passo de acesso. Além do endereço onde o participante realizará o exame, o Cartão de Confirmação de Inscrição apresenta o número de inscrição, data, local e horário das provas, indicação das áreas de conhecimento e do nível de ensino, solicitação de Atendimento Especializado, Específico e/ou pelo Nome Social, se for o caso, e indicação da secretaria estadual de educação ou do instituto federal de educação, ciência e tecnologia que pleiteará a certificação.

Confira, abaixo, a descrição do passo a passo e o vídeo explicativo:


– Primeiramente, o participante deverá acessar a página do Encceja na internet, no endereço enccejanacional.inep.gov.br;


– No sistema, o participante irá clicar em “Página do Participante”;


– Após preencher os campos de CPF e senha e selecionar a figura indicada pelo sistema, o participante deverá clicar em “Enviar”. A página será diretamente direcionada à imagem do Cartão de Confirmação de Inscrição, na qual o participante encontrará o endereço do local onde fará a prova.

O Inep recomenda que todos os participantes imprimam o Cartão de Confirmação de Inscrição e o levem impresso no dia do exame, embora sua apresentação não seja obrigatória para realizar a prova. O Encceja 2019 será aplicado no dia 25 de agosto, domingo. Fiquem atentos!


O que é Encceja

O Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para obtenção dos certificados do Ensino fundamental e Médio.

Criado em 2002, o Encceja surgiu como uma ferramenta de avaliação de participantes que não estavam frequentando regularmente as escolas e pretendiam obter o certificado.


O Inep transferiu a certificação do Ensino Médio para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009, tendo o mesmo critério de idade e exigindo do participante nota superior a 450 pontos em cada prova objetiva e 500 na redação. Para certificação do ensino médio, o Encceja ficou restrito a brasileiros no exterior.


Em 2017, o Ministério da Educação (MEC) decidiu adotar novamente o Encceja para a certificação do ensino médio. O motivo é que o Enem tornou-se uma porta de entrada para a universidade, não sendo o melhor meio de avaliar os conhecimentos dos participantes que desejam concluir a educação básica.



Tags : EnccejaLocais de ProvaProva do Encceja
Redação

Autor (a) Redação


Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.



2
Deixe seu Comentário

avatar
2 Comentar tópicos
0 Respostas do tópico
1 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
2 Autores de comentários
Edileusa soaresEloise Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votado
Edileusa soares
Visitante
Edileusa soares

Nao consigo confirmar o local da prova o q devo fazer

Eloise
Visitante
Eloise

Não consigo acessar o local da prova diz dados inválidos o que faço?