Categorias: Encceja 2021

Consultar os Locais de Prova do Encceja 2019

Confira o passo a passo para consultar os locais de prova do Encceja 2019

Os participantes da edição de 2019 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) já podem consultar os locais onde farão as provas, que serão realizadas no próximo domingo, dia 25 agosto. A informação está disponível no Cartão de Confirmação de Inscrição, acessado na página do participante.

Para auxiliar os participantes a identificarem na página o local de prova, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) elaborou um passo a passo de acesso. Além do endereço onde o participante realizará o exame, o Cartão de Confirmação de Inscrição apresenta o número de inscrição, data, local e horário das provas, indicação das áreas de conhecimento e do nível de ensino, solicitação de Atendimento Especializado, Específico e/ou pelo Nome Social, se for o caso, e indicação da secretaria estadual de educação ou do instituto federal de educação, ciência e tecnologia que pleiteará a certificação.

Confira, abaixo, a descrição do passo a passo e o vídeo explicativo:


- Primeiramente, o participante deverá acessar a página do Encceja na internet, no endereço enccejanacional.inep.gov.br;

- No sistema, o participante irá clicar em “Página do Participante”;

- Após preencher os campos de CPF e senha e selecionar a figura indicada pelo sistema, o participante deverá clicar em “Enviar”. A página será diretamente direcionada à imagem do Cartão de Confirmação de Inscrição, na qual o participante encontrará o endereço do local onde fará a prova.

O Inep recomenda que todos os participantes imprimam o Cartão de Confirmação de Inscrição e o levem impresso no dia do exame, embora sua apresentação não seja obrigatória para realizar a prova. O Encceja 2019 será aplicado no dia 25 de agosto, domingo. Fiquem atentos!

O que é Encceja

O Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para obtenção dos certificados do Ensino fundamental e Médio.

Criado em 2002, o Encceja surgiu como uma ferramenta de avaliação de participantes que não estavam frequentando regularmente as escolas e pretendiam obter o certificado.

O Inep transferiu a certificação do Ensino Médio para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009, tendo o mesmo critério de idade e exigindo do participante nota superior a 450 pontos em cada prova objetiva e 500 na redação. Para certificação do ensino médio, o Encceja ficou restrito a brasileiros no exterior.

Em 2017, o Ministério da Educação (MEC) decidiu adotar novamente o Encceja para a certificação do ensino médio. O motivo é que o Enem tornou-se uma porta de entrada para a universidade, não sendo o melhor meio de avaliar os conhecimentos dos participantes que desejam concluir a educação básica.

Deixe um comentário
Compartilhar

Posts Recentes

Data de inscrição para o Enem 2021 é divulgada

A divulgação feita pelo Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, confirma… Leia mais

11 horas atrás

Enem 2021 - Prazo para pedido de isenção de taxa de inscrição

Apesar da possibilidade do Exame Nacional do Ensino Médio não ser aplicado neste ano, começa… Leia mais

12 horas atrás

Não haverá Enem em 2021

A divulgação de uma Portaria no DOU, levantou suspeitas sobre a realização do ENEM 2021,… Leia mais

4 dias atrás

Divulgado Edital Parcial do Enem 2021

Diferentemente de anos anteriores, o Inep divulgou nesta segunda, 03, o edital do Exame Nacional… Leia mais

2 semanas atrás

Inscrições abertas para o Sisu 2021

Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio em 2020, já podem se… Leia mais

1 mês atrás

Medias de Notas do Enem 2020

Apesar das dificuldades de acessos relatadas por diversos candidatos, os resultados do Enem foram liberados… Leia mais

2 meses atrás