Conquiste uma vaga no ensino superior em 2023 através do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, se tornou o maior vestibular público do país, com possibilidade de ingresso em instituição públicas e privadas do ensino superior utilizando a nota obtida no exame. Neste ano, a edição tem previsão de aplicação nos dias 05 e 12 de novembro, datas ainda a serem confirmadas através do edital. Já as inscrições serão disponibilizadas entre os dias 05 e 16 de junho de 2023, através da Página do Participante do Enem.

Inscrições para o Enem edição 2023

Já as inscrições para o Enem 2023 devem ser realizadas na Página do Participante entre os dias 05 e 16 de junho de 2023. Os candidatos isentos da taxa de inscrição serão:

  • Estar cursando a última série do ensino médio no ano de 2023 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
  • Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, tendo renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Possível cronograma do Enem 2023

Segundo informações passadas a imprensa, o cronograma do Enem deve seguir as seguintes datas:

  • Inscrições para o Enem – De 05 a 16 de junho de 2023
  • Aplicação das provas – 05 e 12 de novembro de 2023
  • Divulgação do Gabarito Oficial – 24 de novembro de 2023
  • Divulgação dos Resultados – 16 de janeiro de 2024

As datas acima precisam ser confirmadas através do edital do Enem 2023 ainda a ser divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia responsável pela elaboração e aplicação do Enem em todo o país.

Vagas em Instituições Públicas e Particulares

Através da nota obtida no Enem, o participante pode se candidatar a uma vaga em instituições públicas e privadas de ensino superior de todo o Brasil, através de programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o ProUni (Programa Universidade Para todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).