Saiba como ver a Nota do Enem 2021

Os estudantes que fizeram as provas do Enem 2021 estão ansiosos pela divulgação do Resultado, para enfim, saber a nota obtida. Saiba como ver a nota do Enem 2021 e como utilizá-la nos programas de acesso ao ensino superior como Sisu, ProUni e Fies.

Com a divulgação das notas do Enem feita em fevereiro de 2022, o candidato poderá acessar a Página do Participante através do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, para verificar a nota alcançada, tanto nas provas como na redação.

Como é feito a visualização das notas do Enem 2021?

Para acessar as notas do Enem, o candidato deve entrar na Página do Participante, utilizando o CPF e a senha cadastrada quando fez a inscrição.

E quem perdeu ou esqueceu a senha do Enem 2021?

Saiba como criar login único e recuperar senha de acesso.

Cadastro do Login Único:

  1. Acesse o portal acesso.gov.br e clicar no botão “criar sua conta gov.br”. Em seguida, o sistema abrirá uma caixa para indicar a opção de cadastro.
  2. Na próxima tela será apresentado o termo de uso. O usuário deverá concordar e clicar em “avançar” e preencher os campos com as informações solicitadas nas abas: “dados cadastrais”, “habilitar cadastro” e “cadastrar senha”. Com a criação da senha, é só clicar no botão “concluir”.

Recuperação de Senha do Enem:

  1. Caso o participante já tenha o cadastro único, mas não lembre a senha, é possível recuperá-la. Basta acessar o sistema do Governo Federal, informar o número do CPF e clicar em “avançar” e selecionar a opção “esqueci minha senha”. Ficarão disponíveis as seguintes opções para envio do código de verificação para recuperação da senha: aplicativo Meu gov.br, bancos credenciados, internet banking de bancos conveniados, e-mail ou SMS (mensagem de texto). Após selecionar a opção desejada, clicar em “avançar”.
  2. O participante deve conferir o código no ambiente que selecionou, digitá-lo no campo indicado e, em seguida, apertar a tecla “avançar”. Aparecerá a tela de nova senha. Após criá-la, o participante deve repeti-la no campo indicado e apertar o botão “concluir”. A senha deve ser anotada ou memorizada.

Qual a nota mínima para participar do Sisu, ProUni ou Fies?

A principal nota exigida para participar dos programas do governo para acesso ao ensino superior é a da redação, que não pode ser zerada (0). No caso do Fies, exige-se que o candidato tenha feito o Enem em qualquer edição a partir de 2010, com nota acima de 450 e redação diferente de zero. Já para o Sisu e ProUni, a nota será critério de seleção, ou seja, as melhores notas nas áreas exigidas para cada instituição.

Quais as próximas etapas após a nota do Enem?

Com a nota do Enem em mãos, a próxima etapa a seguir é a inscrição nos programas para ingresso no ensino superior. Segue o cronograma por ordem de datas:

  • Sisu (Para seleção em instituições públicas);
  • ProUni (Para seleção em instituições particulares);
  • Fies (Para financiamento do curso).

No caso do ProUni, o estudante pode se inscrever para a obtenção da bolsa com 50% ou 100% de desconto em instituições particulares que participam do programa.

É possível a eliminação de matérias do Enem para o próximo ano?

Não. Diferentemente do Encceja, onde o candidato elimina as matérias em que obteve a nota mínima, no Enem, o candidato deve passar por todo processo novamente, fazendo todas as provas, inclusive a redação.

IMPORTANTE: Nunca forneça seus dados pessoais em sites, a fim de obter informações sobre o Enem ou sua nota. Em caso de dúvidas, entre em contato com o MEC pelo telefone 0800 616161.

Deixe seu Comentário