close

Saiba aqui como utilizar a sua nota do Enem

Com a liberação das notas, agora segue a segunda etapa desta fase que é saber como utilizar a sua nota do Enem. E vamos começar pela ordem de datas de liberação das inscrições. Os principais e mais procurados são:

  • O primeiro a ser liberado será o Sisu, Sistema de Seleção Unificada, que abrirá as inscrições dia 24 até 27 de janeiro. Através do Sisu você poderá utilizar a sua nota do Enem para concorrer a uma vaga em universidades públicas e particulares. O critério de seleção é de responsabilidade das instituições e poderá ser por nota relacionada a matéria que tem mais proximidade com o curso ou a média geral.
  • Depois vem o ProUni, Programa Universidade para Todos, que abrirá suas inscrições em 30 de janeiro e irá até 02 de fevereiro. Através do ProUni o candidato poderá se inscrever para obter bolsas integrais ou parciais em instituições particulares participantes do programa.
  • E por último, não menos importante, está o Fies, que é o Financiamento estudantil, tendo o prazo de 06 a 09 de fevereiro. O Fies permite o estudante financiar o seu curso em instituições particulares. Com taxas abaixo do mercado, 6,5% ao ano, ele dá flexibilidade de pagamento e valores possíveis de serem arcados mensalmente ou trimestralmente pelo candidato.

É importante ficar atento ao prazo, uma vez que devido ao grande número de acessos, os sites dos programas tende a ficarem mais lentos e em alguns casos até fora do ar.

Mas como em anos anteriores, persistir é o segredo e muitos candidatos ficaram tentando durante a madrugada. Tudo para não perder a chance de se inscrever em algum dos programas e realizar o sonho de ingressar no ensino superior.

Comece já a pesquisar as instituições que estão participando de cada um. Somente no Sisu são mais de 238 mil vagas este ano e várias instituições já liberaram as suas vagas para consulta, como a UFMF, PUC e UFPB.

Onde e como buscar o financiamento do Fies 2017

O Fies permite o financiamento com taxas abaixo do mercado, como você já viu aqui. Mas é importante ressaltar que somente o Banco do Brasil e a Caixa Econômica participam deste programa e liberam o financiamento. Se você ainda não pesquisou ou procurou uma destas instituições, é relevante fazer até mesmo antes da data de abertura das inscrições para que você possa tirar todas as suas dúvidas com o gerente responsável. Porém a inscrição é feita pela internet no site Fies Seleção.

Outra informação pertinente é que para se inscrever no Fies, o candidato deverá ter uma nota igual ou superior a 450 e não ter zerado na redação, além da renda mensal familiar não ser superior a 3 salários mínimos por pessoa. As inscrições começam dia 06 e vão até 09 de fevereiro.

Gostou? Então compartilhe na sua rede social!

Márcia Rabelo

Tags : Nota
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

Deixe seu Comentário

avatar