close

Dicas preciosas de como treinar para a Redação do Enem 2017

Estudar requer disciplina e dedicação, ainda mais quando falamos de redação. E para ajudar no compreendimento de um bom texto, selecionamos algumas dicas de como treinar para a Redação do Enem 2017.

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio serão realizadas nos dias 05 e 12 de novembro de 2017, e você terá mais alguns meses para treinar como fazer uma boa redação e tirar uma nota favorável. Vale lembrar que este ano a Redação será no primeiro dia de prova, 05 de novembro.

O primeiro passo está na preparação, ou seja, treinar é o segredo mais ainda, entender o que está sendo pedido pelos avaliadores para ter o direcionamento certo do desenvolvimento do texto. Para isso é preciso você precisa saber que a Redação passa por 03 etapas básicas, que são elas:

  • Introdução

Aqui está a parte mais difícil para a maioria das pessoas, ou seja, como começar. E neste caso comece dizendo o que terá pela frente, o que irá falar, mas não precisa ler longo, pode ser com duas ou três frases, seria algo do tipo: “qual o meu pensamento sobre determinado assunto”.

  • Desenvolvimento

Quando você já decidiu sobre o que falar chega a parte do como falar, ou seja, os seus argumentos sobre o tema, sobre o assunto. Essa será a maior parte do texto, que pode ter até 04 parágrafos. E nesta parte fica mais fácil pensar da seguinte forma: “Como irei provar, quais consequências pode trazer, o impacto disso, e assim por diante”.

  • Conclusão

É a finalização do seu texto, a parte onde você conclui seus argumentos, seria como a lição dos fatos, o que gerou no final.

Todo e qualquer bom texto ou redação precisa de calma para ser elaborado, então no dia da prova tente manter a tranquilidade para se concentrar no tema. Mas antes, aproveite para treinar com temas anteriores do Enem e corrija com alguém com experiência no assunto, e se você ainda estivar no ensino médio melhor ainda, pois terá um professor para te ajudar nesta empreitada.

Assunto que pode ser tema de Redação do Enem 2017

  • Religião – Sempre foi um assunto em evidência e alguns temas e redações de vestibulares.
  • Sexualidade – Além da discussão sobre o assunto, também conta a liberdade de escolha e o respeito a sexualidade no mundo.
  • Gênero – Outro tema que tem estado em destaque é sobre a troca de gênero.
  • Violência contra a mulher – Esse tema não precisa de muita apresentação, então seria interessante treinar sobre esse assunto.
  • Imigração/Migração – Além dos refugiados, temos também a imigração dentro do próprio país, saindo de uma determinada região e migrando para outras.
  • Terrorismo – Outro tema que tem destaque e que pode ser utilizado para o desenvolvimento de uma redação.
  • Corrupção – Com esse você pode treinar desde a corrupção na política, que é a mais evidente, mas também sobre pequenas corrupções do dia a dia.
  • Crise econômica no Brasil – Além da crise tem o desemprego e todos os outros fatores que podem estar ligados ao assunto, como a violência, a falta de recurso básico.
  • Mídias sociais – Aqui vai além das mídias mais populares como Facebook e Instagram, passando pela nova maneira do mundo se comunicar.
  • Novos campos de trabalho – Home Office – Com a crise surgem as possibilidades de se reinventar, e a maneira e locais de trabalho também estão mudando, assim como os tipos de empresas como Startups, que seriam resumidamente empresas de tecnologia.

Gostou? Então compartilhe na sua rede social!

Márcia Rabelo

Tags : Redação ENEM
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários